Saúde Empresarial » Gestão de Saúde » Wellness Qualidade de vida
O conceito de Wellness apresenta-se como uma filosofia de “bem-estar”, que tem como base o desejo de uma vida mais sã e serena, permitindo ultrapassar as “batalhas diárias”, fontes de preocupação de tudo o que nos rodeia, relembrando que a “chave da solução” para os problemas pode estar dentro de nós.
Qualidade de vida é um fator de excelência pessoal e organizacional que pode trazer inúmeros benefícios às pessoas e empresas, porém, é necessário saber implementá-la.
Não é uma novidade dizer que a prática de atividades de qualidade de vida, em qualquer ambiente, traz inúmeros benefícios para o bem-estar das pessoas e uma maior produtividade para as empresas. No entanto, ainda percebem-se dificuldades para conseguir com que as pessoas sensibilizem-se quanto à importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e, nas empresas, a dificuldade é levar os funcionários à adoção dos princípios da qualidade de vida como uma filosofia de trabalho.
Qualidade de vida também caracteriza a percepção que a própria pessoa tem sobre o seu bem-estar, sendo este o parâmetro para avaliar a eficácia das ações dos programas de qualidade de vida.
Especialistas no assunto afirmam que em torno de 53% dos fatores que favorecem a longevidade saudável são determinados por hábitos, crenças e valores, ou seja, pelo estilo de vida das pessoas. Outros 20% seriam determinados pelas condições do meio ambiente, 17 % por fatores genéticos ou hereditários e 10% por fatores atribuídos à assistência médica. Essa estatística sustenta o fato de que uma das formas de alcançar um nível adequado de bem-estar é facilitando as escolhas de atitudes positivas perante situações adversas como um mecanismo para o enfrentamento do estresse do dia a dia.
Para que um programa de qualidade de vida seja bem sucedido, ele deve favorecer a criação de espaços de apoio à tomada de decisões das pessoas quanto à responsabilidade pessoal pela saúde e pela adoção estilos de vida que favoreçam o seu bem-estar, abordando temas de desenvolvimento de forma global, isto é, considerando os aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais do ser humano.
Fonte: www.administradores.com.br
Veja algumas atividades que podem fazer parte de um programa bem estruturado de Wellness e qualidade de vida:
ATIVIDADES FÍSICAS
Ginástica laboral motivacional – exercícios físicos próprios para desempenho no ambiente de trabalho. Ajudam a aliviar o estresse, previnem lesões e melhoram o desempenho profissional
Avaliação física empresarial – avaliação, teste e orientação sobre atividade física, nutrição e saúde. Orientação sobre manutenção da saúde e procedimentos que podem melhorar o rendimento do trabalho e o bem-estar dos funcionários durante o período passado dentro da empresa.
Atividade física para portadores de necessidades especiais – atividade física para portadores de deficiência física. Palestras sobre inclusão dos deficientes físicos nas empresas. Valorização do profissional portador de deficiência por meio de reconhecimento de suas dificuldades e orientação sobre exercícios específicos.
Academia na empresa – assessoria para abertura e funcionamento de uma academia na empresa, com pesquisa de equipamentos e organização de programas para atividades periódicas. Acompanhamento técnico e monitoria.
Personal Trainner – acompanhamento e treinamento esportivo personalizado para colaboradores e executivos. Através de planejamento, ganha-se tempo para o desenvolvimento de atividades físicas sem sacrifício das atividades profissionais.
Programas em Grupo – atividades que visam à interação e integração dos colaboradores dentro e fora da empresa. Atividades beneficentes, ações motivacionais, e diversas experiências únicas que visam a motivação e ou reconhecimento profissional.
RELAXAMENTO
SPA – sessões de massagem e terapias alternativas são aliadas do bem estar dentro da empresa proporcionando relaxamento para controle de estresse e da ansiedade. Aromaterapia, auriculopuntura, reike, reflexologia, ginástica ao ar livre, tai chi, shiatsu e outras.
Salas de descompressão – orientação para criação de espaços de relaxamento e convivência dentro da empresa. A sala de descompressão, por exemplo, é um espaço dentro da empresa onde o colaborador pode relaxar e recuperar energias, sem prejudicar sua concentração e seu ritmo de trabalho através de musicoterapia e aromaterapia.
BEM-ESTAR
Ergonomia, laudos e orientação prática – bem estar através de adequação do ambiente à rotina de trabalho. Laudo ergonômico, PPRA, gráfico de risco, pesquisa de EPI e programa de treinamento de ergonomia. Treinamentos para capacitação de prevenção ao adoecimento; Assessoria técnica em processos trabalhistas (contestação) sobre segurança e saúde do trabalho.
Analise do movimento humano e prevenção de lesões – biomecânica ocupacional para avaliação cientifica individual dos movimentos e grupos musculares mais solicitados durante o trabalho; elaboração de ações práticas de prevenção e reabilitação.
Clinica postural avaliação da postura dos colaboradores, com orientação para correção de desvios causados por hábitos inadequados.
Programa para gestantes – acompanhamento da saúde da gestante, dicas sobre atividade física, avaliação, física e avaliação postural, massagem relaxante. Rotina de atividades e cuidados especiais no período do pré-natal.
Motivação de reconhecimento e campanhas de incentivo – o reconhecimento funcional nas instituições é um atalho para a resolução de dificuldades vinculada a falta de motivação. Este módulo é baseado no comportamento humano de cada corporação, com desenvolvimento de campanhas de ações que visam o reconhecimento motivacional.
SAÚDE
Palestras e campanhas de saúde – informações úteis passadas de forma didática sobre temas importantes como qualidade de vida, anti-tabagismo, motivação, atividades físicas, saúde, esporte e empresa, estresse, campanhas de vacinação.
"O texto não pode ser reproduzido no todo ou em parte sem autorização do titular. A previsão legal está no artigo 29 da Lei 9610/98"