Publicado por Redação em Notícias Gerais - 20/03/2015 às 11:15:13

Você está pronto para ser demitido? Saiba o que fazer

Mercado de trabalho registrou redução de vagas nos últimos meses

Dados recentes mostram que o mercado de trabalho no Brasil está instável. O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que no mês de fevereiro foram fachadas 2.415 vagas de emprego

O resultado foi negativo, uma vez que em igual mês do ano passado houve geração de 260.823 postos de trabalho, mas melhor que a eliminação de 81.774 vagas em janeiro de 2015.

Além disso, a taxa de desemprego medida pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) ficou em 6,8% em no trimestre fechado em janeiro, o que representou um aumento em relação ao mesmo período de 2014, quando estava em 6,4%.

Ainda segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o nível de ocupação, que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar, caiu de 56,9% no trimestre encerrado em dezembro para 56,7% no trimestre encerrado em janeiro.

Com esse cenário, não é difícil de perceber quando você está perto de ser cortado da lista de pagamento. Se esse é o seu caso, não entre em desespero. A presidente do Grupo Foco, Eline Kullock, lembra que existem segmentos que ainda estão contratando ou que não vão sofrer tanto com a crise que o País está passando, como seguros, serviços ligados à área de saúde e o setor de beleza.

Confira abaixo como identificar uma possível demissão e o que fazer para tentar reverter a situação:

1- Peça feedback
Segundo Eline, pedir feedbacks constantes ajuda a ter uma melhor noção de como o seu trabalho está sendo visto pela empresa e o que você precisa melhorar.

2- Conheça o ambiente
Apesar de muitos fatores influenciarem o “clima” da empresa, vale a pena saber fazer uma leitura do ambiente. Muitas reuniões e “caras de preocupados” podem indicar mudanças.

3- Fale com o seu chefe
Converse sobre a situação da empresa com o seu supervisor. Obviamente, ele não vai poder contar todos os planos da companhia, mas pode te indicar como está o mercado e o que a empresa espera para os próximos meses.

4- Seja autêntico
A diretora lembra que por mais que a gente queira se mostrar eficiente em uma situação de possível demissão, não adianta se sobrecarregar e não conseguir trabalhar direito.

5- Explique-se
Quando você opta em não assumir mais responsabilidades na empresa, o ideal que se explique os motivos da sua escolha.

6- Invista em você
Faça cursos para melhorar o seu conhecimento sobre a área onde trabalha.

7- Evite fofocas
Procure evitar fazer e estar em fofocas da empresa, isso ajuda a piorar o clima ruim dentro da organização.

8- Se ofereça para participar de outros projetos
Caso você tenha como participar de outros projetos dentro da empresa, ofereça-se. Assim você pode mostrar o seu potencial e utilidade para os gestores.

9- Aprenda o trabalho dos seus colegas
Com o mercado de trabalho ruim, existem grandes chances de seus colegas também serem demitidos e você precisará realizar o trabalho deles por um tempo. Por isso, conheça o trabalho deles e a importância dentro da empresa.

10- Consciência emocional
Segundo Eline, é importante que o trabalhador se controle e conserve a sua consciência emocional para não se estressar e prejudicar o trabalho e a vida pessoal.

Fonte: Infomoney


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Economista acredita que medidas impedirão alta do dólar

As medidas do governo para conter a alta do dólar vão surtir efeito, de acordo avaliação do economista Felipe Salto, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e analista da Tendências Consultoria.

Notícias Gerais, por Redação

Pela 1ª vez no ano, mercado eleva previsão do PIB

Pela primeira vez no ano, os analistas do mercado financeiro preveem uma melhora no desempenho da economia brasileira para 2013. Ainda que tímida, a previsão de alta no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, aumentou de 3% para 3,01%.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que Brasil manterá estabilidade econômica

 presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que o Brasil seguirá na trajetória de estabilidade econômica e controle da inflação, com crescimento econômico.

Notícias Gerais, por Redação

Técnicos alemães elogiam inss e destacam inclusão social no brasil

O trabalho desenvolvido pelo INSS na área de reabilitação foi elogiado por uma equipe técnica do Seguro Social Alemão que visitou nesta terça-feira, 2 de outubro, a Agência da Previdência Social do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência, no Rio de Janeiro.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona Orçamento com receitas previstas de R$ 535 bi

Sancionada a lei do Orçamento da União para 2012, o governo estima que receitas e despesas orçamentárias neste ano devem somar R$ 2,257 trilhões, conforme publicado nesta sexta-feira (20) no "Diário Oficial da União".

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias recuam com temor sobre dívida italiana

As Bolsas de Valores da Europa encerraram a segunda-feira em queda, com preocupações sobre a dívida da Itália e o pedido de falência da MF Global levando investidores a embolsar lucros. O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 1,82%, aos 999 pontos.

Deixe seu Comentário:

=