Publicado por Redação em Dental - 29/03/2012 às 14:05:41

Visitas regulares ao dentista podem resultar em economia para idosos

A odontologia preventiva pode ajudar os pacientes idosos a manter uma boca e um corpo saudáveis.

Existe agora mais uma razão para os idosos cuidarem dos dentes: isso pode afetar o bolso. Um estudo recente mostra que pessoas idosas podem reduzir significativamente suas despesas gerais com a saúde bucal através do cuidado preventivo e mais visitas de rotina ao dentista.

Essa descoberta vem de uma análise dos registros públicos dos beneficiários do Medicare feita por pesquisadores da Universidade de Maryland. Os beneficiários que usavam cuidados preventivos tinham mais consultas, porém menos procedimentos não preventivos de alto custo e menos despesas odontológicas que os beneficiários que iam ao dentista somente para o tratamento dos problemas bucais.

"Para muitos aposentados, pagar por tratamento odontológico pode ser algo difícil", diz John Moeller, Ph.D., professor de pesquisa na Faculdade de Odontologia da UM, que conduziu a análise com colegas na Divisão de Pesquisa de Serviços de Saúde da universidade.

"Sem assistência, os norte-americanos mais idosos, que são mais pobres, podem escolher adiar ou desistir do tratamento odontológico”, diz Dr. Moeller. "Mas adiar esse tratamento pode levar a complicações dispendiosas.” Segundo Dr. Moeller, a adição de cobertura para cuidados odontológicos preventivos ao Medicare poderia compensar por melhorar a saúde bucal da população mais idosa e limitar os altos custos de tratamentos não preventivos. Quando se trata de dados sobre o impacto das consultas de odontologia preventiva, os mais jovens eram, tradicionalmente, o foco. É por isso que Dr. Moeller e os colegas Haiyan Chen, M.D. e Richard Manski, D.D.S. prosseguiram com seus estudos.

"Sentimos que pouca atenção tem sido dada à possibilidade de os cuidados preventivos limitarem procedimentos odontológicos não preventivos caros na população mais idosa", escreveram na edição de novembro do American Journal of Public Health.

A Associação Dental Americana é uma forte defensora da odontologia preventiva. Adotando hábitos bucais saudáveis em casa, fazendo escolhas inteligentes de dieta e estilo de vida, e buscando tratamento odontológico regular, as pessoas podem fazer seus dentes durarem por toda a vida. Visitar o dentista regularmente também pode ajudar a evitar problemas mais sérios de saúde bucal, como a doença periodontal. As infecções periodontais podem afetar não apenas a boca, mas também a saúde geral. Da mesma maneira, evidências médicas crescentes sugerem que uma boca não saudável pode agravar problemas sérios de saúde, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes.

Fonte: www.colgate.com.br


Massificados

Posts relacionados

Dental, por Redação

10 motivos para melhorar a saúde bucal

Caso ainda exista alguém não convencido da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), relacionou 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca.

Dental, por Redação

Lucro da OdontoPrev recua 1,8% no 4º trimestre

A operadora de planos odontológicos OdontoPrev reportou lucro líquido de R$ 44,8 milhões no quarto trimestre, valor 1,8% inferior ao ganho de R$ 45,6 milhões verificado um ano antes.

Dental, por Redação

Higiene bucal reduz risco de derrame

Embora alguns ignorem a importância do hábito, uma escovação correta pode até salvar uma vida e, não à toa, muitos pais se preocupam com a saúde bucal de seus filhos e procuram ensinar uma escovação correta desde cedo.

Dental, por Redação

Conheça todos os tipos de prótese dentária

Muitas pessoas tem dúvidas quanto aos existentes atualmente. Os pacientes tem uma popular e é importante o cirurgião dentista orientá-los ao máximo sobre seus tipos, vantagens e desvantagens.

Dental, por Redação

Os dentes de uma pessoa podem influenciar seu sucesso na vida

Os dentes de uma pessoa podem influenciar seu sucesso na vida, diz um grupo de psicólogos. Pesquisadores do Kings College, em Londres, constataram que um grupo de cerca de cem voluntários avaliou os mesmos indivíduos de forma desfavorável quando eles foram representados em fotografias com os dentes cariados ou manchados.

Deixe seu Comentário:

=