Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/11/2011 às 15:03:16

Vendas do comércio crescem 0,6% em setembro, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% de agosto para setembro, na taxa livre de influências sazonais, segundo a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira. Em agosto, o setor havia registrado queda de 0,4% na mesma base de comparação.

Em relação a setembro de 2010, as vendas do varejo avançaram 5,3%, após terem tido alta de 6,3% em agosto. Esse crescimento foi o segundo mais baixo para tal mês do ano de toda a série histórica do IBGE, iniciada em 2001. Só perdeu para o desempenho de setembro de 2009 (5,1%), quando o país sentia os reflexos da crise global.

De janeiro a setembro, o varejo acumula alta de 7,0%. Já nos últimos 12 meses, o índice acumulado ficou positivo em 7,7%.

O desempenho do comércio de agosto para setembro foi determinado pelo avanço das vendas dos setores de móveis e eletrodomésticos (1,6%), tecidos, vestuário e calçados (1,6%), artigos farmacêuticos (2,2%) e hiper, supermercados e demais lojas de produtos alimentícios (0,2%).

Já a retração nas vendas dos ramos de equipamentos, material de informática e comunicação (-5,0%), livros, jornais e papelaria (-2,5%) e combustíveis e lubrificantes (-1,1%) contribuiu negativamente para o resultado do varejo.

O comércio varejista ampliado --que inclui os segmentos de veículos e material de construção-- cresceu 0,9% em setembro ante agosto, contra queda de 5,0% no mês anterior. Na comparação com setembro de 2010, houve alta de 4,8%. Já no acumulado do ano, o índice ampliado registra alta de 8,0% e, em 12 meses, de 9,6%.

Na análise mensal, o segmento de veículos apresentou alta de 1,7% e o de material de construção, de 0,8%.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|10.11.11


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Dilma e Chávez devem se reunir em março para analisar acordos

A presidente Dilma Rousseff vai se reunir com o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, no próximo mês de março para analisar acordos de cooperação.

Notícias Gerais, por Redação

Governo deve liberar R$ 2 bi para elevar estoques de etanol

O governo está finalizando uma MP (Medida Provisória) que deverá liberar cerca de R$ 2 bilhões em financiamentos à estocagem de etanol, disse à Reuters uma fonte do governo que está tratando diretamente do assunto.

Deixe seu Comentário:

=