Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/08/2011 às 10:12:49

Vendas do comércio avançam 9,1% em julho

SÃO PAULO – As vendas do comércio varejista apresentaram desaceleração em julho frente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira (4),

O indicador mostra que, no mês passado, houve um aumento de 9,1% nas comercializações do varejo, na comparação com julho de 2010, índice menor que o de junho deste ano (10,3%). No acumulado do ano, as vendas do comércio varejista cresceram 9,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. E frente a junho, o aumento foi de 0,1%, descontadas as influências sazonais.

Nesta comparação, o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,7%) e o segmento de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas e Móveis, Eletroeletrônicos e Informática (ambos 0,4%) foram as principais influências para a alta. Por outro lado, o segmento de veículos, motos e peças apresentaram a maior queda no mês, de 1,6%.

Crescimento de Combustíveis e Lubrificantes
Na comparação com julho do ano passado, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes foi o que registrou o melhor desempenho no período, com aumento de 8,2% nas vendas do comércio. Os segmentos de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática e Material de Construção vêm em seguida, com aumentos de 7,8% e 7,6% nas vendas.

Ainda nessa comparação, o segmento Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas registrou o quarto maior crescimento dentre os setores quando o desempenho das vendas é comparado ao desempenho de julho de 2010. Nesse caso, a alta foi de 5,7%.

Já o segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios cresceu 0,2% em vendas. E Veículos, Motos e Peças foi o único que registrou desempenho negativo, com queda de 2,4% nas comercializações.

Perspectivas
De acordo com os economistas da Serasa Experian, os resultados dos dois últimos meses sinalizam um cenário de expansão mais moderada para o varejo nacional ao longo do segundo semestre. O aperto monetário e as medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo atuam nessa direção.

No entanto, é provável que o resultado da atividade varejista em agosto seja melhor que os verificados em junho e julho, devido ao Dia dos Pais.

Sobre o índice
O indicador da Serasa tem como base o banco de dados da Serasa Experian. A partir da metodologia de cálculo do PIB, apresentada pelo IBGE em 2007, na qual o comércio passou a ser, individualmente, o setor com maior participação na geração do valor adicionado da economia brasileira, respondendo por 11%, a entidade percebeu que é de fundamental importância dispor de mais indicadores, destinados a mensurar a evolução deste setor da atividade econômica do País.

Fonte: www.infomoney.com.br - 04.08.2011


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC: 80% dos empréstimos de cooperativas são feitos por homens

As cooperativas de crédito têm R$ 30,3 bilhões emprestados a 1,49 milhão de cooperados. Os dados são do levantamento Perfil das Pessoas Físicas Tomadoras de Operações de Crédito nas Cooperativas Brasileiras, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de juros para pessoa física tem menor valor desde 1995

As taxas de juros das operações de crédito foram novamente reduzidas em maio de 2012 sendo esta a quarta redução no ano para pessoa física e a quinta redução para pessoa jurídica,

Notícias Gerais, por Redação

De olho em pacote italiano e reunião na Europa, Bovespa sobe 1,9%

A valorização das Bolsas europeias e americanas na abertura desta semana embala novo dia de ganhos no mercado acionário brasileiro.

Notícias Gerais, por Redação

Americanos detidos no Irã serão libertados nesta quarta

Dois americanos detidos há dois anos no Irã, onde cumprem pena por espionagem, serão libertados nesta quarta-feira, informou a justiça iraniana.

Deixe seu Comentário:

=