Publicado por Redação em Previdência Corporate - 20/03/2014 às 07:01:22
Veja como declarar previdência privada no IR 2014
O contribuinte que faz aplicações em PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e em VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) precisa ficar atento na hora de informar os valores na declaração do IR.
É que, embora ambos sejam planos de previdência privada, o tratamento fiscal não é o mesmo.
No caso do PGBL, as contribuições são dedutíveis do IR, ou seja, elas podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda anual tributável.
O contribuinte informa o PGBL na ficha Pagamentos efetuados (código 36). É preciso indicar o nome da instituição, o CNPJ e o valor aplicado no ano.
O VGBL é declarado na ficha Bens e direitos (código 97). É preciso indicar o nome do plano e o valor aplicado. Se o contribuinte fez a primeira aplicação em 2013 (por exemplo, R$ 15 mil), informa esse valor na coluna de 2013 (nesse caso, deixa em branco a de 2012).
Fonte: www.uol.com.br
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
A contribuição com a Previdência Social não é exclusividade de quem trabalha com carteira assinada. Quem é desempregado, ou mesmo nunca trabalhou, pode contribuir voluntariamente para garantir uma aposentadoria mais tranquila.
Previdência Corporate, por Redação
A estratégia de colocar os ovos em várias cestas é a mais recomendada para formar um patrimônio sólido e alcançar uma vida melhor no longo prazo
Previdência Corporate, por Redação
Decorrido quase metade do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, a Receita Federal do Brasil recebeu, até às 9h desta segunda-feira (25), 4,33 milhões de declarações em todo o Brasil, o que representa 16,6% do total esperado (26 milhões).
Previdência Corporate, por Redação
O governo federal prepara uma mudança no mercado de fundos de previdência complementar. A partir do próximo ano, bancos poderão oferecer aos clientes um novo fundo que funcionará como uma espécie de plano de saúde complementar.
Previdência Corporate, por Redação
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá reforçar sua equipe em Alagoas para acelerar a análise dos processos referentes à compensação previdenciária.
Previdência Corporate, por Redação
O ano ainda não acabou e, para efeitos de imposto de renda, são rendimentos, investimentos e aquisições feitas até o final do ano-calendário que contam. Por exemplo: quem vai declarar IR entre março e abril de 2012 deve ter em mente, e nas mãos, os documentos referentes ao ano de 2011.
Deixe seu Comentário: