Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/06/2012 às 18:05:29

Veja as diferenças na adoção da tecnologia pelo médico

Médicos adoram tablets, mas a adoção de tecnologias da internet varia de acordo com o gênero, idade e ambiente de trabalho, diz estudo

Em alguns aspectos, os médicos são definidores de tendências tecnológicas. Por exemplo, 62% desses profissionais já usam iPads ou outros tablets, enquanto apenas 19% dos adultos residentes nos Estados Unidos têm esses dispositivos. Mas dentro da comunidade médica existem diferenças na adoção da tecnologia. Um novo estudo mostra que, em matéria de tecnologias da internet, essas diferenças estão relacionadas com a demografia do médico ao invés de variáveis profissionais, como especialidade, configuração prática ou número de pacientes que eles atendem por semana.

Pesquisadores associados com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, da sigla em inglês) focaram em sete tecnologias de internet usadas pelos médicos: sites de redes sociais, dispositivos portáteis com acesso a internet, email para se comunicar com os pacientes, podcasts, widgets, feeds RSS e blog. A fonte dos dados foi o inquérito de 2009 da Epocrates, um fornecedor de materiais de referência online. A amostra de 1.750 médicos da família, internistas, pediatras, ginecologistas e dermatologistas foi selecionada aleatoriamente para corresponder às características demográficas do AMA Masterfile, incluindo todos os médicos norte-americanos.

Refletindo esse perfil, a maioria dos participantes da pesquisa era do sexo masculino (70%) e trabalhou em práticas de grupo (64%). Dentro dos seis meses anteriores, 81% dos entrevistados haviam usado um dispositivo portátil para acessar a internet, 59% tinham usado um site de rede social; 49% tinham usado email para se comunicar com os pacientes, 41% tinham escutado um podcast; 22% tinham usado um widget, 19% haviam usado um feed RSS, e 13% tinham escrito um post de blog.

Quando os pesquisadores examinaram as características dos médicos na amostra, o autor Crystale Coper disse à InformationWeek Healthcare: “traços individuais – especialmente sendo do sexo masculino. Mais frequentemente previsto o uso da tecnologia da internet do que variáveis relacionadas a natureza do seu trabalho”.

” Por exemplo, os médicos do sexo masculino estavam mais propensos do que as mulheres para usar seis das sete tecnologias. Os médicos mais jovens são mais propensos do que os médicos mais velhos para usar três delas. Aqueles com privilégios de um hospital de ensino eram mais prováveis do que outros médicos para acessar a web com dispositivos portáteis, comunicar com os pacientes através de email e usar widgets. A credencial de ensino hospitalar foi o único fator fortemente associado com emailing do paciente. “Os hospitais de ensino são ambientes ricos em tecnologia, de modo que poderia ser um pouco do que está acontecendo”, disse Cooper.

O modelo de pesquisa está ajustado ao maior percentual de jovens médicos em centros médicos acadêmicos, acrescentou. Nem todos os resultados foram correlacionados com as tendências da população em geral. Para o país como um todo, o estudo observou, a idade está inversamente associada com a posse de smartphones, o uso das mídias sociais, o download de podcasts e blogs. Mas as duas únicas áreas onde os médicos mais jovens pontuaram mais do que seus colegas mais velhos estavam em uso de dispositivos portáteis para acessar a rede Internet e social.

Cooper admitiu que os perfis dos médicos que utilizam as tecnologias relacionadas à internet podem ter mudado desde 2009. Por exemplo, a tendência dos homens em adotar uma nova tecnologia é mais rápida do que tem sido documentado com as mulheres. Mas, enquanto mais homens utilizaram a internet em primeiro lugar, as mulheres representaram a maioria dos usuários da web desde 2005, disse ele.

O CDC patrocinou a pesquisa para desenvolver novas estratégias para informar aos profissionais de saúde sobre o câncer ginecológico. A maioria dos recentes experimentos baseados na internet de comunicação, em contraste, tem como alvo os pacientes. Nesse contexto, é interessante notar que quase metade dos médicos entrevistados havia usado email para se comunicar com os pacientes. O que está claro, entretanto, é como muitas vezes eles fizeram isso.

Fonte: saudeweb


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