Publicado por Redação em Dental - 11/07/2013 às 16:32:31
Unicamp oferece próteses de boca gratuitamente
Quem precisa de próteses intraorais sabe que o alto custo e a falta de mão de obra especializada podem ser um problema. Pensando nisso, a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp passou a oferecer um serviço de reabilitação para pacientes portadores de defeitos e perdas de estruturas orofaciais, com confecção e instalação de próteses intrabucais gratuitas.
Alguns pacientes têm a chamada comunicação buco-naso-sinusais ou orofaringeanas, que ocorre quando há uma abertura entre a boca e o nariz ou faringe. Na maioria dos casos, é um acidente que pode ocorrer em extrações dentárias dos molares, que podem desencadear infecções, caso não forem tratadas adequadamente.
Para quem precisa de aparelhos intrabucais para ronco e apneia, o centro de atendimento também os disponibiliza. O paciente precisa apenas fazer um exame de polissonografia com um neurologista, para definir a origem, gravidade, comprometimentos, e indicação dos aparelhos para cada caso.
"Temos uma demanda grande de pacientes que procuram por estes trabalhos, precisamos suprir as necessidades da região, não apenas quanto às reabilitações protéticas, mas, principalmente, na formação de mão de obra especializada, capaz de atender estes casos clínicos”, diz a professora Célia Mariza Rizzatti Barbosa, coordenadora do serviço.
As próteses que substituem os tecidos moles são feitas artesanalmente, em silicone especial. “Na verdade, estas próteses constituem-se em pequenas obras de arte aliadas à ciência, em que o cirurgião-dentista une habilidade ao conhecimento biológico”, diz a professora.
O cirurgião-dentista, professor José Ricardo de Albergaria Barbosa, responsável por realizar os implantes que reterão estas próteses, explica que o processo cirúrgico é realizado em várias etapas, cuja duração estimada é de cinco meses. Após o encaminhamento do paciente à FOP, é feita uma avaliação. Caso haja necessidade de implantes, o próximo passo é a realização de exames e de uma tomografia para a construção de um protótipo do crânio do paciente, que auxiliará no planejamento da instalação dos implantes.
Segundo Rizzatti, além dos pacientes encaminhados por médicos dos hospitais da região, é possível ir diretamente à instituição, sem indicação profissional. Basta agendar o atendimento por telefone.
Mais informações
(19) 2106 5260 ou 5263 (falar com Sandra, Thais ou Natalia)
(19) 2106-5373 (Professora Célia)
(19) 2106-5211 (Eliete, secretária do Departamento de Prótese e Periodontia)
Fonte: Terra
Posts relacionados
Conselho de Odontologia de SP alerta para falta de flúor na água
Quantidade encontrada nas amostras está abaixo do exigido.
A adição da substância no tratamento da água é lei federal.
Mito ou realidade: é preciso escovar o dente três vezes por dia?
Embora poucas pessoas questionem a importância de se escovar os dentes, muitas têm dúvidas em relação à frequência com que devem fazê-lo: seria necessário escovar a cada refeição, ou bastaria escovar uma ou duas vezes por dia?
Saiba quais são as vantagens da anestesia nos tratamentos odontológicos
Diversos estudos apontam que cerca de 50% da população tem algum grau de ansiedade para ir ao dentista. Barulhinho do motor e agulhas servem para o consultório estar entre o top 5 de lugares que não se quer estar. Para diminuir o mal-estar, é sempre bom saber que existem anestesias.
Evite que crianças tenham medo de dentista
Ir ao dentista realmente é uma das obrigações da vida que a maioria das pessoas evitaria, se fosse possível. Afinal o cenário de agulhas, barulhos e uma pessoa de jaleco não é um dos mais atraentes e quase retrata a dor.