Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/11/2014 às 08:38:24

Uma em cada 4 cidades do país decretou emergência em 2014 pela seca

O ano de 2014 é marcado por uma das das mais severas secas dos últimos anos, o que levou 1.246 dos 5.570 municípios brasileiros a decretarem situação de emergência.

O levantamento foi feito com base nos decretos reconhecidos pela Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) até a segunda-feira (3). Em muitos casos prefeituras decretaram emergência por mais de uma vez, renovando o período de validade da situação.

 Mais de 70% dos decretos estão no Nordeste (1.055). O Estado com maior número de municípios em emergência, com 204 cidades em situação de emergência.

Apesar de viver uma crise hídrica, apenas um município do Estado de São Paulo teve decreto de emergência reconhecido pela Sedec até o último dia 3: Tambaú (256 km de São Paulo).

Segundo informou a prefeitura ao UOL, a cidade vai completar, na próxima semana, 200 dias de racionamento.

"Hoje o abastecimento é feito em forma de rodízio, a cidade está dividida em quatro setores e cada um deles recebe água durante 16 horas seguidas de 48h de racionamento", informou.

O decreto de emergência foi feito porque a represa do município estava com os níveis mais baixos já registrados, com apenas 90 cm de água, o que impediu o motor de bombear e mandar água da represa para a Estação de Tratamento de Água.

A prefeitura informou que, graças ao decreto, conseguiu agilizar recursos para obras. "O município conseguiu um convênio no valor de R$ 1.966.967,17 para construção do novo sistema de adução de água bruta que será captada do Rio Macuco e seguirá para a represa de captação para posterior tratamento e distribuição para toda cidade", afirmou.

Fonte: UOL


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas deverão informar ao funcionário valor recolhido ao INSS

A partir desta quarta-feira as empresas e órgãos públicos estão obrigados a informar seus trabalhadores sobre os valores recolhidos com o pagamento de benefícios previdenciários.

Notícias Gerais, por Redação

Empresário brasileiro segue otimista com a economia nacional, diz pesquisa

O clima de incerteza mundial parece não ter afetado nem um pouco as perspectivas dos empresários brasileiros.

Notícias Gerais, por Redação

China quer focar em emergentes contra desaceleração de exportações

A taxa anual de crescimento das exportações chinesas desacelerou em novembro na comparação com outubro, disse nesta quarta-feira o vice-ministro do Comércio, Chong Quan, confirmando expectativas do mercado de que a deterioração das condições externas está afetando a segunda maior economia do mundo.

Deixe seu Comentário:

=