Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/08/2011 às 16:41:45
Trichet cobra responsabilidade de governos da Zona do Euro
SÃO PAULO - O presidente do BCE (banco central europeu), Jean-Claude Trichet, voltou a pedir nesta terça-feira (9) que os governos da Zona Euro reduzam seus déficits orçamentários e, em especial, a Itália e Espanha, que "façam o seu trabalho com responsabilidade".
"O que esperamos é que os governos façam um trabalho à altura das suas responsabilidades", afirmou Trichet, em entrevista à rádio francesa Europe 1, citada por agências internacionais.
Os comentários surgem um dia após o BCE ter agido no mercado secundário para comprar títulos da dívida italiana e espanhola, numa tentativa de ajudar os países europeus frente à escalada da crise na região.
Ele também insistiu na necessidade de serem aplicadas "o mais rápido possível" as medidas aprovadas pelo Eurogrupo em 21 de julho, em referência à cúpula que definiu o segundo pacote de ajuda à Grécia.
"Essa é nossa mensagem central", afirmou, defendendo a tese de que a cise que atravessam os mercados "poderia ter sido a mais grave desde a Primeira Guerra Mundial se o conjunto dos responsáveis não tivesse tomado decisões muito importantes".
Numa outra entrevista, concedida à televisão alemã, Trichet defendeu a decisão do BCE de comprar obrigações italianas e espanholas. "Percebemos que as nossas decisões não tiveram o efeito desejado. Foi por isso que decidimos desviar-nos das nossas regras de política monetária", acrescentou.
Fonte: web.infomoney.com.br | 09.08.2011
Posts relacionados
Dólar opera em baixa de 1% e ronda R$ 2,20 nesta quarta
O dólar comercial abriu em queda ante o real nesta quarta-feira (2), após avançar na sessão anterior.
Possível queda da Selic mudará rendimento da poupança; entenda
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. A decisão será anunciada nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.
Reunião para discutir isenção do IR na PLR é novamente adiada
Foi novamente adiada a reunião entre governo e centrais sindicais para discutir a isenção do imposto de renda na PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). A reunião estava marcada para esta quarta-feira (30), mas passou para amanhã.
Ibovespa Futuro se descola de mercado externo e abre em leve alta
Mesmo após a agência de classificação de risco Moodys cortar a nota de crédito de seis nações europeias, entre elas a Itália, a Espanha e Portugal, os contratos do Ibovespa Futuro com vencimento em fevereiro abriram o pregão desta terça-feira (14) com leve alta de 0,14%, negociados na BM&F aos 65.990 pontos.
Fazenda estima crescimento de 4,5% em 2012
O Ministério da Fazenda acredita que a economia brasileira crescerá 4,5% neste ano. A previsão consta no documento "Economia Brasileira em Perspectiva", divulgada nesta segunda-feira (13) pelo órgão.
Mesmo com pacto, crise econômica na UE continua a gerar tensão
Uma semana depois que 26 países da União Europeia (UE) concordaram em adotar uma política fiscal unificada, com o objetivo de tentar salvar as economias do bloco e preservar o euro, os temores de um colapso financeiro persistem, com os principais líderes do continente buscando soluções para a crise, em meio a instabilidade política e no mercado.