Publicado por Redação em Dental - 26/04/2013 às 09:27:10

Tratamento de canal não dói nem escurece os dentes; saiba mais

“Vai precisar fazer canal”. Ouvir essas palavras do dentista já faz o paciente torcer o nariz. Mas, mesmo comum, muita gente não sabe o que acontece exatamente na boca no tratamento de canal. Para eliminar dúvidas e tirar a conclusão se é preciso tanto sofrimento ao saber que fará um tratamento de canal, o cirurgião-dentista Rodrigo Moraes, consultor científico da ABO – Associação Brasileira de Odontologia – fala sobre o tema.

- O que é o tratamento de canal?
No tratamento do canal da raiz do dente é preciso retirar a polpa dentária – a parte viva do dente que fica dentro da raiz, contém toda vascularização que liga o dente ao resto do corpo. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida. O espaço que fica vazio é limpo e preenchido. 
 
- Quais casos precisam de tratamento de canal?
É preciso fazer tratamento de canal quando a cárie atinge profundamente o dente e chega à polpa dentária. Há também casos de canais previamente tratados, no qual a cárie recidiva atinge a região preenchida pelo material de obturação do canal tratado anteriormente. 
Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:
-    Dente quebrado;
-    Cárie profunda;
-    Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.
 
- Quais os sintomas?
Em geral pode ocorrer dor, desconforto, quebras de porções dentárias mais volumosas e a imagem do raio-X sugere a perfuração da cárie próxima ou além do limite da polpa dentária. 
 
- O tratamento dói?
Atualmente, graças às evoluções medicamentosas e técnicas, é bem menos provável que o paciente sinta dor. O tratamento, mesmo em casos complicados, oferece mais conforto aos pacientes. 
 
- Quanto tempo leva?
Isso varia conforme a extensão da lesão e o nível de comprometimento e de raízes e/ou canais envolvidos. Pode durar de uma a três sessões e, em casos particulares, envolver outras etapas. 
 
- O que é feito no tratamento?
O dentista abre uma cavidade para colocar os instrumentos e retirar a polpa dentária. Depois limpa e desinfeta o canal e o preenche com um material especial para não ficar oco e desprotegido.
 
- Quanto tempo de recuperação
Em termos do conforto é muito rápido, quase imediato, salvo situações extremas. A cicatrização das feridas geradas pelo problema de canal podem levar meses, nos casos extremos.
 
- O dente sempre escurece?
Graças às tecnologias - como a microscopia operatória e outras ferramentas atuais – a qualidade de obturação melhorou e a expectativa para essas variações de cor não ocorrerem foi para o mesmo caminho. 
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Aparelho ortodôntico ideal para adultos

Como os aparelhos ortodônticos se tornaram menos volumosos e menos visíveis nos últimos anos, mais e mais adultos estão utilizando, por diversas razões.

Dental, por Redação

Ministério planeja investir R$ 137 milhões em saúde bucal no Piauí

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Brasil Sorridente, vem investindo cada vez mais para ampliar a rede assistencial odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes pode ocorrer com frio, quente ou doce

Se você costuma sentir dor ou desconforto ao consumir alimentos e bebidas gelados ou quentes, seus dentes podem ser mais sensíveis que o normal. Algumas pessoas ainda têm essa sensação ao ingerir doces ou até na hora da escovação.

Deixe seu Comentário:

=