Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/05/2012 às 14:51:22

Trabalho em equipe é valorizado por mulheres empreendedoras

Um recente estudo de mestrado realizado pela administradora Cintia Salomão na EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo) revelou que as mulheres empreendedoras tendem a valorizar mais o trabalho em equipe.

De acordo com o levantamento, que consultou profissionais  de pequenas empresas do setor de comércio de São Carlos (interior de São Paulo), ao tentar identificar os estilos de aprendizagem de tais mulheres, os perfis mais encontrados foram o "acomodador" e o "divergente", com 39,7% cada. "Ambos os estilos se caracterizam por uma preferência pelo trabalho em equipe", revela Cintia.

Segundo a pesquisadora, as mulheres pertencentes ao estilo 'acomodador' têm preferência pela execução de planos e pelo desenvolvimento de novas experiências. Já as demais, que se enquadram na categoria 'divergente', costumam ter como ponto forte a percepção dos valores e do significado do aprendizado, focando geralmente em novas ideias.

Os estilos
Identificados por meio de questionários, os estilos de aprendizagem seguiram o padrão adotado pelo pesquisador norte-americano David Kolb, que costuma dividir os estilos em: acomodador, divergente, convergente e assimilador. Já para identificar a liderança, os padrões (transformacional, transacional e o Laissez-Faire) utilizados pelo estudioso norte-americano Bernard Bass foram considerados.

Liderança
No aspecto da liderança, por exemplo, o estudo aponta que todas as empreendedoras consultadas apresentaram uma pontuação maior no estilo transformacional, que se trata de um processo compartilhado que envolve as ações dos líderes em diferentes níveis da organização.

“Os líderes transformacionais procuram aumentar a percepção dos seguidores por meio de valores como liberdade, justiça e igualdade, ao invés de trabalharem com sentimentos como o medo, a ganância, o ressentimento e a aversão”, explica a Cintia.

Além disso, o levantamento constatou ainda que 79% das dirigentes entrevistadas apresentavam curso superior - o que revelou um alto grau de instrução entre tais mulheres. “Entre elas, 19% fizeram especialização, 2% mestrado e 2% doutorado”, disse Cintia.

O estudo
Para realizar a pesquisa, a estudiosa adotou como base as respostas de 63 questionários aplicados em empresas identificadas pela parceria com o CME (Conselho da Mulher Empreendedora) da Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos). No total, foram consultadas profissionais do setor de vestuário, calçados e tecidos (64%) e da área de artigos de uso pessoal e doméstico (24%).

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Produção industrial fica estagnada em agosto

A indústria não conseguiu reagir em agosto do forte tombo registrado em julho. O resultado ficou estável em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE.

Notícias Gerais, por Redação

Vendas no comércio crescem 0,8% em outubro, indica IBGE

As vendas no comércio varejista brasileiro registraram avanço de 0,8% em outubro frente a setembro, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (13).

Notícias Gerais, por Redação

Saiba como receber pagamentos de empresas sem filial no País

Trabalhos temporários no exterior ou para empresas fora do Brasil são práticas cada vez mais comuns entre os brasileiros. A habilidade com diferentes idiomas abre portas para quem quer trabalhar em outro país ou até mesmo fazer um trabalho para uma empresa estrangeira da sala de estar de sua casa.

Notícias Gerais, por Redação

Economia recua 0,02% em maio, indica prévia do PIB do BC

A economia brasileira recuou em maio, após registrar alta em abril. No mês, o recuo foi de 0,02%, segundo o IBC-BR (Índice de Atividade Econômica), indicador criado pelo BC para antecipar a tendência do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta quinta-feira (12).

Notícias Gerais, por Redação

Economia brasileira deve acelerar no segundo semestre

Em sua sexta alta consecutiva, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Atividade Econômica mostra crescimento de 0,4% em janeiro, frente ao mês imediatamente anterior, atingindo o valor de 98,5.

Notícias Gerais, por Redação

Aposentados que ganham acima do mínimo pedem reajuste de 12%

Os aposentados que ganham acima de um salário mínimo querem que o reajuste dos benefícios seja de 11,7%, em 2012.

Deixe seu Comentário:

=