Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/11/2011 às 10:42:23

Teste de creatinina ajuda no diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica

O teste de creatinina é um exame de sangue simples, de baixo custo e que faz parte dos procedimentos cobertos pelo SUS, mas que pode ajudar no diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC). Essa, quando em estado avançado, tem apenas dois tratamentos: a diálise ou o transplante renal. Contudo, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), quando diagnosticada precocemente, a DRC tem tratamento.

Para o presidente da SBN, Dr. Daniel Rinaldi, medir os índices de creatinina no sangue é uma maneira simples e eficaz de saber se os rins estão funcionando normalmente. “É um exame realizado nos mesmos moldes dos testes de glicose e de tantos outros exames de sangue muito comuns”, diz.

Dr. Rinaldi explica que a creatinina é um metabólito que circula pelo sangue e serve como um marcador do funcionamento dos rins. Essa deriva da creatina (substância produzida pelos músculos que, ao transformar-se em creatinina, deve ser eliminada pelos rins). Naturalmente, a concentração de creatinina varia com fatores como sexo, idade e massa muscular, sendo maior em homens e em atletas, e menor em mulheres, crianças e idosos.

As concentrações de creatinina ficam maiores à medida em que os rins perdem sua função normal. Os aumentos se tornam significativos quando existe uma perda de mais de 50% da função dos rins. De acordo com a SBN, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de insuficiência renal, dos quais apenas cerca de 30% conhecem o diagnóstico. “A insuficiência renal é uma doença silenciosa; o paciente só percebe os sintomas quando já está em estágios avançados e deve ser encaminhados para diálise ou para o transplante renal”, afirma o Dr. Rinaldi.

Fonte:http://boasaude.uol.com.br|16.11.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Proposta popular sobre SUS tem 700 mil assinaturas

O abaixo-assinado de iniciativa popular que pretende tornar lei a obrigação de a União destinar 10% de suas receitas brutas ao sistema público de saúde chegou ao Fórum Social Mundial Temático (FST), que está sendo realizado em Porto Alegre.

Saúde Empresarial, por Redação

Acreditação de operadoras reduz custos

No final do ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a Resolução Normativa 277, que institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.

Deixe seu Comentário:

=