Publicado por Redação em Previdência Corporate - 21/03/2012 às 15:45:38

Tesouro Direto: como informar investimentos em títulos públicos no IR 2012?

A atratividade dos títulos públicos, consideradas opções de poupança de longo prazo, pela facilidade da aplicação e retorno superior ao de outras aplicações conservadoras, levou muitos investidores ao Tesouro Direto no ano de 2011.

No período, 61.716 novos investidores se cadastraram no programa, que alcançou um total de 276.373 investidores, um aumento de 28,8% sobre o total acumulado até o ano anterior.

Agora em 2012, durante a temporada de prestação de contas com o Fisco, como declarar esses investimentos?

Prestando contas com o leão
De acordo com instruções do site do Tesouro Nacional, os títulos públicos devem ser incluídos no item Bens e Direitos pelo valor de aquisição, sob o código 45.

No caso de venda, pagamento de juros ou vencimento de títulos, o rendimento líquido deve ser registrado no item Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, uma vez que os rendimentos dos títulos públicos são tributados na fonte.

Informe de rendimentos
Para facilitar o preenchimento da declaração, basta seguir o Informe de Rendimentos disponibilizado pelo Agente de Custódia. Caso o investidor ainda não tenha recebido o seu informe, ele deve entrar em contato com o seu Agente de Custódia para obtê-lo.

Segundo o Tesouro Nacional, conforme a Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal nº 698/2006, o Informe de Rendimentos Financeiros com relação a títulos públicos deve ser preenchido observadas as seguintes instruções:

Campo 5. Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva.

Linha 2. Com relação às aplicações financeiras de renda fixa, serão informados: A. os saldos em 31 de dezembro do ano-calendário anterior e em 31 de dezembro do ano-calendário, pelo valor de aquisição dos títulos ou aplicações; B. o rendimento líquido pago ou creditado no ano-calendário. Obs.: No caso de cessão, liquidação ou resgates parciais, deverá ser informado o saldo remanescente do valor de aquisição dos títulos ou aplicações.

Fonte: Infomoney


Massificados

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Ministério fiscaliza a previdência

Os regimes próprios de Previdência, como é o caso da capital potiguar, são monitorados pelo Ministério da Previdência Social (MPS). No caso do Natalprev são dois os fundos onde deverão estar as reservas que garantem a aposentadoria dos servidores municipais.

Previdência Corporate, por Redação

INSS enviará carta com novo informe do IR para segurados

Os segurados que receberam atrasados no posto do INSS em 2012 e solicitaram na agência um informe de rendimentos corrigido receberão uma carta com o novo documento.

Previdência Corporate, por Redação

Tenho 25 anos; qual o melhor fundo de previdência?

Tenho 25 anos; qual o melhor fundo de previdência?

Previdência Corporate, por Redação

5 passos para escolher melhor seu plano de previdência

Se aposentar com uma renda satisfatória é o desejo de muitas pessoas. Mas a Previdência Social, na maioria da vezes, não consegue garantir uma renda compatível com o seu padrão de vida

Previdência Corporate, por Redação

Captação líquida dos fundos bate recorde histórico no semestre, diz Anbima

Categorias Renda Fixa e Previdência foram o destaque, com captações líquidas de R$ 24,1 e R$ 15,4 bilhões.

Deixe seu Comentário:

=