Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/10/2014 às 10:42:54
Tentativas de fraude contra consumidor cresceram em setembro
As tentativas de fraude contra o consumidor, conhecidas como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para fazer negócios sob falsidade ideológica ou mesmo conseguir crédito, cresceram em setembro, segundo dados da Serasa. Foram 176.137 tentativas no mês, o equivalente a uma a cada 14,7 segundos.
O número representa uma alta de 0,2% frente a agosto e de 5,4% na comparação com setembro de 2013.
Telefonia respondeu por 67.019 registros, totalizando 38% do total de tentativas de fraude realizadas em setembro de 2014. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 56.596 registros, equivalente a 32,1% do total. O setor bancário é o terceiro do ranking, com 35.728 tentativas, 20,3% do total.
Veja quais são as principais tentativas de golpe, segundo a Serasa:
1) Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima
2) Financiamento de eletrônicos (varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.
3) Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.
4) Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada
5) Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada
6) Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de “fachada” para a aplicação de golpes no mercado.