Publicado por Redação em Notícias Gerais - 27/10/2014 às 10:42:54

Tentativas de fraude contra consumidor cresceram em setembro

As tentativas de fraude contra o consumidor, conhecidas como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para fazer negócios sob falsidade ideológica ou mesmo conseguir crédito, cresceram em setembro, segundo dados da Serasa. Foram 176.137 tentativas no mês, o equivalente a uma a cada 14,7 segundos.

O número representa uma alta de 0,2% frente a agosto e de 5,4% na comparação com setembro de 2013.

Telefonia respondeu por 67.019 registros, totalizando 38% do total de tentativas de fraude realizadas em setembro de 2014. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 56.596 registros, equivalente a 32,1% do total. O setor bancário é o terceiro do ranking, com 35.728 tentativas, 20,3% do total.


Veja quais são as principais tentativas de golpe, segundo a Serasa:

1) Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima

2) Financiamento de eletrônicos (varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.

3) Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.

4) Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada

5) Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada

6) Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de “fachada” para a aplicação de golpes no mercado.


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Concessão de microcrédito cresce 49% em 2011, diz Santander

A operação de microcrédito do Banco Santander registrou um aumento de 49% em 2011, chegando a R$ 186 milhões, após um aumento de 35% em 2010, de acordo com informações da assessoria de imprensa do banco.

Notícias Gerais, por Redação

Ação de Mantega na Casa da Moeda preocupa Planalto

As recentes acusações na Casa da Moeda jogaram o ministro Guido Mantega (Fazenda) no centro de um escândalo político que preocupa o Palácio do Planalto, informa reportagem de Andreza Matais, Simone Iglesias, Márcio Falcão e Natuza Nery,

Notícias Gerais, por Redação

Nyse e Deutsche desistem de fusão para criar maior Bolsa mundial

A NYSE Euronext e a Deutsche Boerse desistiram de realizar a fusão de seus negócios, planejada desde fevereiro do ano passado. O anúncio formal de desistência foi feito há pouco, em um breve comunicado.

Notícias Gerais, por Redação

Salário avança e investimento de empresa diminui, aponta IBGE

O peso dos salários e das outras remunerações de empregados no PIB (Produto Interno Bruto) do país avançou nos últimos anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa parcela passou de 40,1% em 2005 para 43,6% em 2009.

Notícias Gerais, por Redação

Em sessão de cautela, preço do petróleo fecha em baixa

Os preços do petróleo terminaram em leve queda nesta quarta-feira em Nova York, com investidores demonstrando cautela em relação à demanda.

Deixe seu Comentário:

=