Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/03/2015 às 11:48:13
Tenho um plano de previdência privada, como faço a declaração do IR?
O contribuinte que possui planos de caráter previdenciário como PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou Fapi (Fundo de Aposentadoria Programada Individual) podem deduzir o valor das contribuições da declaração, respeitando o limite de 12% do rendimento tributável incluído na base de cálculo do imposto sobre a renda na declaração.
O programa de preenchimento da declaração já faz esses cálculos. O contribuinte precisa apenas incluir as informações do PGBL seguindo o informe de rendimentos enviado pelo banco em que tem o plano.
Já os contribuintes que possuem o VGBL (Vida Gerador de Beneficio Livre), plano de seguro de vida com clausula de cobertura por sobrevivência, o valor das contribuições não são dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual.
A tributação ocorre na diferença entre o valor recebido e o valor aplicado apenas quando o cliente recebe o plano. Neste caso, é adotado o regime de tributação, conforme a opção do contribuinte.
Fonte: http://noticias.r7.com/
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
Segundo divulgação da Previdência Social na sexta-feira (19), grande parte dos serviços prestados por ela está disponível para os segurados por meio da Central 135 e também pela Internet(http://www.xn--previdncia-r7a.gov.br/).
Previdência Corporate, por Redação
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de maio receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade.
Previdência Corporate, por Redação
O recolhimento à previdência privada de contribuição para filhos estudantes de até 24 anos de idade e sem renda própria poderá contar com abatimento na base de cálculo de deduções do Imposto de Renda,
Previdência Corporate, por Redação
Termina na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, o prazo para o contribuinte entregar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. Aqueles que não entregarem -
Previdência Corporate, por Redação
No prazo de 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União do regulamento da previdência complementar do servidor público, devem surgir três entidades fechadas de grande porte para cuidar da parcela da aposentadoria que exceder a R$ 3.916,20.
Previdência Corporate, por Redação
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta quinta-feira (1) os benefícios para quem ganha acima de um salário mínimo.
Previdência Corporate, por Redação
Jovens entre 20 e 33 anos estão investindo mais em previdência privada, segundo a Seguros Unimed. Essa faixa de investidores, os chamados nativos digitais, já representa 5% do faturamento total da companhia, um percentual cerca de 65% maior do que o registrado em 2008
Deixe seu Comentário: