Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/08/2013 às 09:31:22

Taxa de desemprego desacelera e vai a 5,6% em julho, diz IBGE

A taxa de desemprego desacelerou e foi a 5,6% em julho, abaixo da registrada no mês anterior (6%). Apesar disso, foi superior à taxa de julho de 2012 (5,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado foi inferior às estimativas dos analistas, que projetavam taxa de 5,8% no mês.

Segundo a pesquisa do IBGE, a população desocupada chegou a 1,4 milhão de pessoas nas seis regiões metropolitanas analisadas, estável em relação a junho e julho de 2012.

Já a população ocupada atingiu 23,1 milhões de pessoas, também estável em relação a junho e com alta de 1,5% ante julho de 2012, o que representou elevação de 339 mil ocupados no intervalo de 12 meses.

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,6 milhões) não registrou variação na comparação com junho. Já na comparação anual houve alta de 3,5%.

O rendimento médio real dos ocupados foi estimado em R$ 1.848,40, 0,9% menor do que o apurado em junho e 1,5% acima do verificado em julho de 2012.

A massa de rendimento real totalizou R$ 43,1 bilhões, estabilidade na comparação com junho. Já no confronto com julho do ano passado, cresceu 2,7%.

O nível de ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa) foi estimado em julho em 54% nas seis regiões analisadas, sem variação em relação ao mês anterior e a julho de 2012.

A Pesquisa Mensal de Emprego é realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

A inflação alta e as incertezas dos empresários em relação à economia atingiu o mercado formal de trabalho. Ontem, o Ministério do Trabalho divulgou que pela primeira vez desde 2003, o mês de julho registrou fechamento de vagas com carteira assinada nas regiões metropolitanas.

O saldo entre contratações e demissões ficou negativo em 11.058 postos nas nove regiões metropolitanas avaliadas.

Fonte: FolhaSP


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em leve alta de 0,41% nesta quarta-feira

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em leve alta nesta quarta-feira. O Ibovespa, principal índice da bolsa, registrou ganhos de 0,41%, aos 56.480.

Notícias Gerais, por Redação

Pequenas empresas no foco do segmento de seguros

De acordo com o Sebrae-SP, existem 5,1 milhões de empresas no Brasil e, desse total, 98% são micro e pequenas empresas (MPEs). O mercado de seguros vem pegando carona no crescimento deste segmento e desenvolveu produtos específicos,

Notícias Gerais, por Redação

Nyse e Deutsche desistem de fusão para criar maior Bolsa mundial

A NYSE Euronext e a Deutsche Boerse desistiram de realizar a fusão de seus negócios, planejada desde fevereiro do ano passado. O anúncio formal de desistência foi feito há pouco, em um breve comunicado.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma sanciona lei que cria fundo de financiamento para exportações

A presidente Dilma Rousseff sancionou, por meio da publicação da lei 12.545 no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (15), que cria o Fundo de Financiamento à Exportação (FFEX) e modifica regras de financiamento a produtos e técnicas inovadoras e redefine a atuação do Inmetro.

Deixe seu Comentário:

=