Publicado por Redação em Dental - 19/12/2014 às 11:09:53
Substâncias magnéticas colaboram no combate à pulpite
A inflamação da polpa do dente, chamada pulpite, é considerada um problema de saúde odontológica global. Segundo pesquisadores americanos, os procedimentos do tratamento são doloridos, agressivos e o custo é alto. Cientistas americanos do College Park, cidade de Maryland, no Condado de Prince George's, desenvolveram uma técnica que segundo eles, acreditam convulsionar o tratamento da doença. O novo método é menos agressivo e utiliza nano partículas, feitas de substâncias magnéticas como o ferro, que leva agentes terapêuticos até a poupa.
Os pesquisadores da Universidade de Odontologia de Maryland aplicaram medicação local na polpa e em seguida o medicamento de nano partículas, direcionando-as por tubos dentários até que chegue à polpa por campos magnéticos. O esquema de matrizes magnéticas é efetivo em ambos: dente e mandíbula.
Experimentos introdutórios em dentes humanos extraídos mostram que o método de matrizes magnéticas conduziu as partículas até a câmara pulpar em torno de 30 minutos. Ainda que o tamanho das nano partículas seja muito reduzido, elas são capazes de levar quantidade efetiva do medicamento.
A sugestão dos cientistas é utilizar esteroide nas inflamações da polpa, que também poderiam ser tratadas e mostrar efeito para demais condições que abalam os dentes como, por exemplo, abscessos e sensibilidade. Os pesquisadores indicam os tratamentos locais com anestesias e antibióticos.
Experimentos dos pesquisadores apontam que as nano partículas revestidas de amido não foram atingidas pelo sistema imunológico. Os cientistas americanos estão determinados em tentar melhorar o biorevestimento mais compatível e a dimensão das nano partículas.
Fonte: www.apcd.org.br