Publicado por Redação em Gestão do RH - 28/06/2023 às 12:09:00

STF decide que indenização por danos morais pode ultrapassar os limites da CLT



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o teto de indenizações trabalhistas por dano moral pode ultrapassar os limites definidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A questão foi definida em julgamento virtual finalizado na sexta-feira (23).

Conforme voto do ministro Gilmar Mendes, relator da questão, os limites estabelecidos pela CLT devem servir de parâmetro nas decisões trabalhistas, e não excluem o direito à reparação por dano moral nos termos da legislação civil, conforme a análise caso a caso. O entendimento foi seguido por 8 votos a 2.

O julgamento questionou a legalidade de alguns dispositivos da reforma trabalhista de 2017, que estipularam valores para indenização de trabalhadores por danos morais.

O caso

A questão chegou ao Supremo por meio de ações protocoladas pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria.

As entidades afirmaram que a fixação de valores para pagamento de danos extrapatrimoniais é inconstitucional e traz prejuízos para os trabalhadores.

Conforme a CLT, é considerado dano moral qualquer “ação ou omissão que ofenda a esfera moral ou existencial”. A ofensa pode vir tanto do trabalhador com a empresa, quanto da empresa com o trabalhador.

Na regra atual da CLT é definido que a indenização será:

  • de até três vezes o último salário contratual da vítima nos casos de ofensa de natureza leve;
  • de até cino vezes o último salário para ofensas de natureza média;
  • de até 20 vezes o último salário, se o dano moral tiver natureza grave;
  • de até 50 vezes o último salário, se a ofensa for de natureza gravíssima;
  • em casos de reincidência, o valor poderá dobrar.

 

Fonte: Infomoney (Por Agência Brasil)


Posts relacionados

Gestão do RH, por Redação

Nova regra para cancelamento de planos de saúde passa a valer em fevereiro

Começa a valer em fevereiro uma mudança sobre cancelamentos de planos de saúde por falta de pagamento. As novas regras valem para todos os planos assinados desde 1º de janeiro de 1999.O que aconteceuContratos só poderão ser cancelados caso o beneficiár

Gestão do RH, por Redação

Como o barulho nos escritórios está criando um mercado lucrativo

Profissionais estão lutando contra as distrações no trabalho presencial – e as soluções vão desde cabines telefônicas até serviços de "paisagismo sonoro".

Gestão do RH, por Redação

Retenção de talentos: o que fazer para segurar os melhores

Veja aqui como investir na retenção de talentos em sua empresa e não perder os melhores profissionais de sua equipe

Deixe seu Comentário:

=