Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/07/2011 às 10:51:51
SP: para advogado, protestar devedor do IPTU em cartório é inconstitucional
SÃO PAULO - Devedores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade de São Paulo poderão ser protestados em cartório, o que, para o advogado Diego Mendes Volpe, é um ato da prefeitura da capital paulista que não tem embasamento legal.
Segundo Volpe, a ação viola um princípio da Constituição, portanto, deveria ser proibida. "Além disso, o protesto de CDA (Certidões de Dívida Ativa) ou a inscrição de contribuintes em cadastros de inadimplentes assoberbará o Poder Judiciário com novas demandas, podendo gerar aos municípios aderentes da prática condenações por dano moral", afirmou.
Constrangimento
Ainda de acordo com o advogado, a ação da prefeitura gera constrangimento desnecessário.
"O contribuinte, por conta do débito inscrito, legalmente já não pode obter certidão negativa de débitos municipais, além de outros notórios embaraços. O protesto CDA não tem respaldo no procedimento fiscal próprio e constitui abusivo meio de coerção", explicou Volpe.
O advogado ainda destaca que o Poder Público não pode cobrar o devedor por meio do protesto. Isso deveria ser feito por meio de notificação administrativa.
Fonte: web.infomoney.com.br | 18.07.11
Posts relacionados
Vacina contra ebola passa em teste inicial de segurança
Produto não causou efeitos colaterais graves em todos os 20 voluntários.
Voluntários desenvolveram anticorpos anti-ebola em quatro semanas.
Receita Federal libera consultas ao 4º lote de restituições do IR 2013
Lote contempla 1,35 milhão de pessoas, que receberão R$ 1,4 bilhão.
Restituições serão depositadas em 16 de setembro, lembra Fisco.
Confiança do consumidor tem alta em julho, diz CNI
Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) nesta segunda-feira mostrou que o consumidor brasileiro continua confiante.
Ibovespa Futuro abre em leve alta após confirmação da troca de bônus gregos
Os contratos do Ibovespa Futuro com vencimento em abril abriram o pregão da BM&F nesta sexta-feira (9) em leve alta de 0,07%, negociados a 67.550 pontos,
De carona no otimismo após a reunião do Fomc, Ibovespa abre em alta de 1,54%
O Ibovespa inicia o pregão regular desta quinta-feira (26) em alta de 1,54%, aos 63.448 pontos, acompanhando o otimismo do mercado internacional após a reunião do Fomc ( Federal Open Market Committee) e a emissão de títulos públicos no velho continente.
Bovespa fecha com leve baixa e perde 7% na semana
A Bolsa de Valores brasileira teve uma das piores semanas do ano, com perdas acumuladas de 6,9% desde a sexta-feira passada.