Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/07/2012 às 14:57:55

SP: mercados devem fornecer sacola biodegradável ou de papel

Os supermercados de São Paulo devem fornecer gratuitamente sacolas plásticas biodegradáveis ou de papel aos consumidores a partir desta segunda-feira. De acordo com a decisão da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível Central da capital paulista, publicada no dia 25 de junho, os supermercados devem "fornecer, também gratuitamente e em quantidade suficiente, embalagens de material biodegradável ou de papel adequadas para que os consumidores levem suas compras".

Os supermercados tiveram 30 dias para se adequar. Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), os supermercados são obrigado a fornecer apenas as sacolas biodegradáveis ou de papel, substituindo as "tradicionais", que voltaram a ser entregues no mês passado.

No entanto, a assessoria de imprensa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) afirmou nesta segunda-feira que não possui uma posição oficial sobre o assunto, mas que sempre orientou os associados a cumprir a decisão judicial. A Apas não soube afirmar se as sacolas já foram substituídas por biodegradáveis ou de papel nos estabelecimentos associados.

Entenda
Em maio do ano passado, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) sancionou uma lei municipal que previa o banimento das sacolas plásticas nos supermercados a partir de 1º de janeiro de 2012 - medida baseada na preservação do meio-ambiente. Porém, a lei foi suspensa por meio de liminar pedida pelo Sindicato da Industria de Material Plástico. Após uma briga judicial entre as partes, a Justiça manteve a decisão da Prefeitura.

Em nível estadual, o acordo que pôs fim à distribuição gratuita de sacolas plásticas nos supermercados desde 4 de abril obedece ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), Ministério Público e Procon.

Porém, a não distribuição das sacolinhas gerou polêmica entre os consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha para o Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), 69% dos consumidores querem que os supermercados voltem a distribuir gratuitamente o produto. A medida também dividiu os ambientalistas, que discordam quanto a eficácia da ação.

Recentemente, o conselho Superior do Ministério Público de São Paulo não homologou o TAC que suspendia a distribuição gratuita no Estado. Na prática, os supermercados podem voltar a distribuir sacolas plásticas, mas a Apas ainda não apresentou uma decisão sobre o caso. O Procon-SP também afirmou que caso a decisão não seja considerada boa ao consumidor, os supermercados deverão oferecer uma alternativa gratuita para as compras.

Já no dia 25 de junho, a juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível Central da capital paulista, determinou que os supermercados retomassem o fornecimento gratuito de embalagens adequadas e em quantidades suficientes para que os consumidores possam transportar as compras.

Fonte: Terra


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP paga por 1,2 mil médicos que não existem

Profissionais deveriam atuar em postos geridos por Organizações Sociais (OSs)

Notícias Gerais, por Redação

5 dicas para lidar com os fornecedores da sua empresa

Seja na indústria ou no comércio, o bom relacionamento com os clientes e fornecedores é essencial para o sucesso do negócio.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil terá caixas eletrônicos para realização de transações de câmbio

O Brasil está próximo de receber os primeiros caixas eletrônicos para realização de transações de Câmbio. Com a autorização do CMN (Conselho Monetário Nacional)

Notícias Gerais, por Redação

Perfil conservador de contratantes de previdência privada passa de mãe para filho

Motivada pelo Dia das Mães, a SulAmérica analisou sua carteira de previdência privada e identificou o perfil dos investidores que procuram por este tipo de plano para seus filhos.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado mantém expectativa de inflação em 5,24% para 2012

O mercado financeiro manteve em 5,24% sua projeção de fechamento em 2012 do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), de acordo com o Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (27).

Notícias Gerais, por Redação

Executivos estão otimistas em relação a investimentos em 2012

Os executivos de companhias brasileiras e multinacionais estão otimistas em relação aos investimentos em 2012, aponta estudo divulgado nesta quarta-feira pela empresa de recrutamento Michael Page.

Deixe seu Comentário:

=