Publicado por Redação em Dental - 09/12/2015 às 11:41:12

Siso? Veja receitas de sorvetes saudáveis para a recuperação

Os alimentos pastosos e gelados diminuem as chances de infecção e sangramento

Sorvetes gostosos

Dá para tomar sorvetes saudáveis enquanto se recupera de uma extração dentária Foto: M. Unal Ozmen / Shutterstock

Extrair um dente pode parecer tortura, mas o pós-cirúrgico tem suas delícias: o sorvete. Normalmente, o consumo de alimentos pastosos e gelados é recomendado após qualquer tipo de cirurgia na boca, incluindo tirar o siso.

“Costumamos indicar esse tipo de alimentação, pois, além de o gelado ajudar a diminuir a infecção, estamos preocupados com a higienização do local e a mastigação. Ingerir alimentos mais sólidos obrigaria o paciente a intensificar a mastigação, o que poderia causar lesões no local da cirurgia, além disso, comer comida mais dura pode dificultar, mais tarde, a higienização do local. Imagina se um arroz fica preso? Alimentos pastosos deslizam mais fácil na cavidade bucal”, diz Breno Nantes, cirurgião-dentista da USP.

Para ajudar nessa fase, sem precisar meter o pé na jaca, a nutricionista Biana Genoese preparou algumas receitas saudáveis para ajudar na recuperação sem deixar o valor nutritivo de lado.

SORVETE DE BANANA E CACAU NIBS

Ingredientes:

-2 bananas cortadas em rodelas

-3 colheres de sopa de leite de coco

-1 colher de sopa de cacau nibs

-mel (opcional)

Modo de preparo:

Coloque as bananas em um liquidificador e junte o leite de coco. Bata aos poucos na função pulsar e abra de vez em quando para mexer com uma colher (com o liquidificador desligado). Você também pode usar um mixer. Já batido, adicione o cacau nibs, bata mais um pouco e pronto. Se achar necessário, adicione o mel. Coloque em um recipiente e leve ao freezer para congelar.

SORVETE DE MANGA REFRESCANTE

Ingredientes:

- 2 mangas picadas

-1 inhame picado cozido sem sal (não deixe cozinhar muito)

-1 pedacinho de gengibre ralado

-semente de chia (adicionar ao servir)

-1 colher de sopa de agave ou mel ou açúcar demerara (opcional)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador ou no mixer. Coloque em potinhos individuais, ao servir, coloque chia por cima e uma folhinha de hortelã para decorar.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Assistência odontológica no SUS aumenta 15 vezes

Com o Brasil Sorridente, quantidade de atendimentos salta de 10 milhões para 150 milhões de pessoas. Cobertura populacional do programa cresce 400%. Avanços são apresentados no Dia Nacional da Saúde Bucal e do Cirurgião Dentista

Dental, por Redação

Saiba a importância da utilização dos enxaguatórios bucais

A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.

Dental, por Redação

Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal

A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário "2012 - 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná".

Dental, por Redação

Programa de Saúde Bucal recebe prêmio Brasil Sorridente

O Programa de Saúde Bucal do município obteve primeira colocação em nível estadual no prêmio "Brasil Sorridente" de 2012 e alcançou o 12° lugar em âmbito nacional, na categoria de até 50 mil habitantes.

Dental, por Redação

Conforme ficamos mais velhos, o dente também envelhece?

Cuidar, significa não permitir que o esmalte perca substâncias minerais diariamente por causa da ingestão freqüente de alimentos sem a subseqüente, e necessária limpeza.

Dental, por Redação

Entregues 130 kits de saúde bucal e crianças são orientadas em Sorriso

Mais de 130 kits com escova e creme dental foram distribuídos para as crianças do Bairro União, durante a segunda edição do Sorriso em Movimento, no último sábado, na escola Geni Forgiarini.

Dental, por Redação

Focos dentários: o risco de não cuidar da saúde bucal

Problemas bucais podem ser responsáveis por mais dor de cabeça que apenas cáries e tártaros. A falta de cuidados leva ao desenvolvimento de focos dentários que, se não forem tratados, podem resultar em doenças nos diversos sistemas,

Deixe seu Comentário:

=