Publicado por Redação em Dental - 07/03/2013 às 16:15:09
Sete dicas para os pais ajudarem na saúde bucal de seus filhos
Sorriso da criança deve receber cuidados desde cedo ...
Todo pai quer ver os filhos sorrindo. Mas nem todos sabem o que fazer para que esse sorriso seja saudável por muito tempo. Ensinar bons hábitos de higiene oral desde os primeiros anos de vida tem se provado fundamental para que a criança se desenvolva com dentes fortes e livres de cáries.
Na opinião do doutor Carlos Eduardo Francci, professor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), a primeira visita ao cirurgião-dentista deve acontecer assim que começarem a nascer os primeiros dentes. Depois disso, a regularidade ideal para checar a saúde oral é a cada seis meses.
“Já na primeira consulta os pais serão instruídos a fazer a higiene oral diária em seus bebês. Afinal, um sorriso bem cuidado desde cedo contribui para a pessoa prevenir problemas mais sérios no futuro. A criança acaba se acostumando com os cuidados regulares e passa a assumir, ela mesma, com o tempo, bons hábitos de higiene bucal. Como resultado, o índice de cáries será abaixo da média (ou até zero), assim como a ocorrência de problemas mais graves resultantes da escovação inapropriada e da formação de placas”, diz Francci.
O especialista aponta sete dicas para ter um sorriso bonito e saudável desde cedo:
1. A higiene oral do bebê deve ter início assim que nasce o primeiro dentinho, por volta dos seis meses de vida. Com água e uma escova pequena e macia, apropriada para a fase, os pais devem promover a escovação por pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia. O creme dental geralmente é introduzido após os dois anos de idade.
2. Os pais devem evitar acalmar a criança oferecendo chupeta ou permitindo que o bebê crie hábitos como chupar o dedo ou a ponta da fralda. Se, por um lado, eles sentem que estão fazendo algo de bom para a criança, por outro estão contribuindo para que num futuro não muito distante ela tenha de usar aparelhos ortodônticos para corrigir o alinhamento dos dentes.
3. Igualmente ruim para a saúde oral é colocar a criança no berço com a mamadeira. Isso porque o leite, durante o sono, vai favorecer o aparecimento de cáries.
4. Oferecer água à criança sempre após a mamada ou a refeição é um hábito de extrema importância também para a saúde dos dentes, já que esse costume também ajuda a evitar o acúmulo de açúcar na boca.
5. Frutas são muito importantes na alimentação infantil. Mas é preciso oferecer tipos variados às crianças, já que as frutas cítricas – laranja, limão, lima e mexerica, por exemplo – são alimentos ácidos e com alto teor de açúcar, favorecendo o aparecimento de cárie nos dentes.
6. O uso do fio ou da fita dental deve ser introduzido tão logo a criança demonstre habilidade e interesse em cuidar da saúde dos dentes. Oferecer o fio dental sempre que possível tornará mais fácil a incorporação dessa rotina na vida da criança, resultando em dentes mais saudáveis e livres de tártaros e placas bacterianas.
7. O exemplo é sempre o melhor professor. Portanto, os pais devem permitir que seus filhos observem seus bons hábitos de higiene bucal, mostrando o quanto é importante escovar os dentes pelo menos duas ou três vezes por dia, chamando atenção para jamais ir para a cama sem escovar os dentes.
Fonte: Prof. Dr. Carlos Eduardo Francci, professor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – www.apcd.org.br