Publicado por Redação em Dental - 11/06/2012 às 08:42:04

Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal

A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário “2012 – 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná”. Atualmente, 390 municípios do Estado recebem água tratada com flúor. Isto faz do Paraná um dos estados com o menor índice de cáries do País.

De acordo com o coordenador da divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde, Léo Kriger, desde que foi adicionado o flúor na água reduziu-se em 53% o índice de cáries na população paranaense. “Ficou comprovado que apenas o contato com o flúor com os dentes já contribui para a prevenção das cáries, mesmo que a pessoa não beba a água fluoretada”, diz.

A fluoretação das águas no abastecimento público iniciou por Curitiba, em 1958, por iniciativa de Omar Sabag, então diretor do Departamento de Águas e Esgoto do Estado. “Como era engenheiro e professor de Hidráulica da Universidade Federal do Paraná, ele conheceu os efeitos benéficos do flúor na prevenção de cáries enquanto cursava mestrado e especialização em Engenharia Sanitária na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e implantou a experiência em Curitiba, onde atuava”, explicou Kriger.

Em 1962, Cornélio Procópio, no norte do estado, implantou o mesmo sistema, seguido por União da Vitória e Maringá em 1969, Jacarezinho e Umuarama em 1971, Londrina em 1972, São José dos Pinhais e Pinhais em 1974, Telêmaco Borba em 1977, Primeiro de Maio, Paranavaí, Colombo e Bela Vista do Paraíso em 1979 e Cascavel e Mandaguari em 1982.

Somente em 1982, com a criação do GT Odonto do Ministério da Saúde, houve incentivo do governo federal para que os estados intensificassem a fluoretação das águas tratadas em todo país. “Nesta época, apenas 16 municípios paranaenses contavam com aplicação de flúor na água tratada”, enfatizou o coordenador.

No ano de 1983, o então governador José Richa determinou que a Secretaria Estadual da Saúde e a Sanepar ampliassem a fluoretação a todos os municípios paranaenses abrangidos pela companhia de saneamento do Estado. Atualmente a Sanepar estuda soluções técnicas para incluir a fluoretação das águas de abastecimento nos nove municípios restantes e atender plenamente todo o Paraná.

SEMINÁRIO – O evento será realizado das 8 às 18 horas, com apresentação das evidências do impacto da fluoretação de águas no Brasil e no Paraná. As inscrições poderão ser feitas no local do evento. Veja a programação completa:

http://www.sesa.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2367&tit=1106-Seminario-Fluoretacao

SERVIÇO: Seminário: 2012 – 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná.

Data: 11 (segunda-feira).

Horário: 8h às 18h.

Local: Auditório do Canal da Música - Rua Julio Perneta, 695 – Mercês – Curitiba – Paraná.

Fonte: www.aen.pr.gov.br


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Saúde libera mais recursos para área odontológica

Verba beneficiará 18 estados brasileiros e facilitará a compra de vários equipamentos odontológicos

Dental, por Redação

Leite é melhor meio de conservar o dente em caso de acidente

Por mais cuidado que os pais sejam cuidadosos, crianças pulam, correm e, entre uma brincadeira ou outra, um acidente pode acontecer. Se em uma dessas ocasiões o dente cair, não é preciso se desesperar.

Dental, por Redação

Doença gengival pode ter participação na doença de Alzheimer

Um novo estudo feito por pesquisadores na Faculdade de Odontologia da NYU mostra que a doença gengival pode aumentar o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Dental, por Redação

Cuidados com a saúde bucal na terceira idade devem ser redobrados

Quando o assunto é higiene bucal, logo pensamos na escovação dos dentes. Claro que a higienização e o uso do fio dental são essenciais para manter a higiene bucal, mas é importante saber que boca é composta pelos dentes, gengiva, língua e garganta.

Deixe seu Comentário:

=