Publicado por Redação em Dental - 03/11/2015 às 12:00:44

Sedação consciente é arma contra medo de dentista

Medo de dentista tem solução

O óxido nitroso possibilita que a pessoa relaxe, mas sem perder a consciência

É dia de ir ao dentista. Só de pensar em ficar horas naquela cadeira ouvindo o motorzinho que arrepia até a espinha dá vontade de desistir. Mas antes de se arriscar a ter uma cárie ou precisar fazer um tratamento mais sério, saiba que os consultórios estão cada vez mais modernos e com soluções para amenizar o mal-estar dos procedimentos.

Robert Coachman, dentista e diretor da Well Clinic, diz que é muito comum receberem pessoas com medo ou trauma de dentista. “Muitas vezes esse medo é adquirido por causa de uma experiência ruim. O que importa é respeitarmos isso e desenvolvermos uma forma de deixar o paciente mais confortável, para que, além dos procedimentos em si, ele se sinta à vontade para frequentar o dentista, sempre pensando na odontologia preventiva”, diz.

Sedação consciente

O óxido nitroso é um produto que tem como objetivo eliminar progressivamente a ansiedade e o medo, aumentando a autoconfiança, além de causar uma sensação de relaxamento durante o procedimento clínico. “Nesse método, o paciente inala o óxido nitroso por meio de uma máscara, permitindo que fique mais relaxado, sem que perca a consciência e possa reagir a estímulos. No final da consulta, o paciente fica cinco minutos somente no oxigênio e volta totalmente ao seu estado consciente e pode voltar às suas atividades normalmente”.

O paciente inala uma mistura de óxido nitroso e oxigênio, no máximo com 70% de óxido. A ação do óxido nitroso é no córtex cerebral, região que controla o medo, a autocensura e a ansiedade, levando ao relaxamento. “Eu costumo recomendar essa técnica, porque além de ter efeito imediato e eficiente, é considerado um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia, podendo ser utilizado até em crianças”, indica o dentista.

Outra técnica que pode ser usada durante os tratamentos odontológicos, é a Terapia de Cristais nos Chakras. Pode soar estranho se relacionado à odontologia, mas faz muito sucesso e gera resultados muito positivos. “Essa terapia é uma das vertentes da medicina alternativa, proporciona equilíbrio físico, emocional e espiritual durante um procedimento de consultório, deixando o paciente ainda mais relaxado, confiante e confortável”, finaliza Coachman.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Sorriso contribui para sucesso profissional

 Pessoas bem humoradas e simpáticas têm mais chances de conseguir as coisas do em todos em âmbitos, inclusive no profissional.

Dental, por Redação

Aprenda a fazer antisséptico bucal em casa

Muitos dentistas alertam para o uso moderado de antissépticos bucais. Na verdade, o recomendado é conversar com o dentista para ver a real necessidade de lançar mão do enxaguante oral para eliminar bactérias e manter o hálito fresco.

Dental, por Redação

Incidência de cárie em Manaus diminui nos últimos nove anos

A cárie dentária atingiu 21.624 moradores de Manausem 2011, segundo dados do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em relação a 2003, a queda é de 3,2% no número de casos registrados em Manaus.

Dental, por Redação

Alergia ao aparelho ortodôntico! Causas e sintomas.

Este post sobre alergia ao Aparelho Ortodôntico ou dermatite de contato ao níquel é resposta de um E-mail de uma mãe desesperada pela situação que a filha passou em um tratamento ortodôntico, e pode ser dúvida de alguns pacientes.

Dental, por Redação

Pesquisa analisa percepção pública da saúde bucal no SUS

Tese de doutorado defendida por Marco Antonio Manfredini na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) trata do controle social na área e dos entraves à promoção da saúde bucal

Dental, por Redação

Fiscalização flagra dentista que atuava há 20 anos sem formação

Um homem de 52 anos foi autuado ontem em Douradina (MS), pelo Conselho Regional de Odontologia, por exercício ilegal da profissão. Segundo o conselho, Wilson Gusmão trabalhava havia mais de 20 anos sem formação e dizia ter aprendido o trabalho com a família.

Deixe seu Comentário:

=