Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/01/2015 às 12:26:27

Saúde precisa convergir Assistência Médica e Saúde Populacional, diz IDC

O futuro, ou melhor, os próximos anos já estão sendo delineados por valores como colaboração, compartilhamento e transparência. Estudo do IDC Health Insights descreve a Saúde em 2020 sob tais preceitos mostrando que haverá uma convergência global entre saúde, saúde populacional e serviços sociais, construindo uma nova visão para a saúde pública.

Dentre as diretrizes que vale ressaltar está a de que os executivos de saúde devem começar a considerar novas iniciativas de colaboração de acordo com específicos perfis populacionais, sendo permeadas pelo cuidado integrado que visa melhorar a gestão da doença e a eficácia dos programas de prevenção

Para implantar tais iniciativas, é inevitável o desenvolvimento de uma visão mais abrangente, que vá além do foco em demandas da TI, investimento em bancos de dados e capacidade para analisá-los. Dessa forma, acaba sendo construída uma nova cultura organizacional baseada no compartilhamento dos objetivos, colaboração, transparência e garantia da clareza nas informações.

A nova “saúde pública”, segundo estudo, será baseada em uma abordagem multidisciplinar, que irá facilitar a integração entre os diversos determinantes sociais e assistenciais que influenciam a saúde da população em geral. A digitalização da saúde, com o permanente avanço da capacidade de analisar os dados, tem sido a grande propulsora desta convergência, já que expande e fortalece a coleta, o uso, o compartilhamento e a colaboração dos dados de saúde.

A convergência do atendimento médico com a saúde populacional visa reduzir a probabilidade de que os cidadãos sejam afetados pelas doenças crônicas, até pelo fato da possibilidade do próprio paciente conseguir monitorar sua saúde.

A coordenação das disciplinas de saúde da população, eventualmente alinhada com os serviços sociais, irá maximizar a eficiência e eficácia da prevenção e gerenciamento de doenças para indivíduos ou para um grupo de pacientes. “Esta visão terá de ser traduzida em uma missão que irá considerar o impacto das novas iniciativas de saúde pública em três áreas: pessoas, processos e tecnologia”, descreve pesquisa IDC Health Insights.

Fonte: http://saudebusiness365.com.br
*Com informações do IDC Health Insights/ Silvia Piai, gerente de pesquisa EMEA, e Massimiliano Claps, líder de pesquisa EMEA


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Cadastro Nacional de Especialistas identifica atuação médica

Conhecer o perfil dos médicos e a distribuição da atuação médica em todo o território nacional é o principal objetivo do Cadastro Nacional de Especialistas, que está sendo elaborado em ação conjunta do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

RN: 502,7 mil estudantes terão atendimento oftalmológico

Oferecer tratamento oftalmológico integral, ampliar a capacidade instalada de atendimento no país, com formação de cadastro nacional de estabelecimentos privados e públicos especializados na área de oftalmologia, além de reajustar valores de procedimentos na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

FDA aprova nova versão de medicamento para diabetes tipo 2

A FDA, agência americana responsável pelo controle de medicamentos e alimentos dos EUA, acaba de aprovar Janumet XR® (sitagliptina e metformina de liberação prolongada) para o tratamento do diabetes tipo 2.

Deixe seu Comentário:

=