Publicado por Redação em Dental - 14/05/2014 às 10:38:02

Saiba qual pasta de dente é ideal para cada fase da vida

Existem tantas opções de cremes dentais no mercado que fica cada vez mais complicado escolher a melhor ou a mais apropriada para cada caso e fase da vida. Segundo o cirurgião-dentista, Giuseppe Alexandre Romito, professor de Periodontia, da Universidade de São Paulo (USP), independentemente da idade, a melhor opção é aquela que tem flúor e elementos que combatam a gengivite.

O especialista afirma, ainda, que isso serve também para as crianças, uma vez que o benefício do uso do flúor é muito maior do que a possibilidade da criança ter fluorose (danos causados nos dentes por excesso de flúor).  “Já está mais do que provado que o flúor só traz benefícios para a saúde bucal das pessoas seja criança ou adulto”, diz Giuseppe.

A quantidade de pasta a ser usada em cada escovação é do tamanho de um grão de arroz para crianças e de um grão de ervilha para adultos.
 

Fases da vida

Na adolescência é comum os jovens, sempre preocupados com a aparência, procurarem cremes dentais com componentes branqueadores. “Mas é preciso ter cuidado com uso excessivo desse produto, pois podem causar uma hipersensibilidade dos dentes. O segredo é falar com o dentista antes de escolher o melhor creme dental”, diz Alexandre Bussab, cirurgião-dentista da Clínica Dental Saúde.

Aliás, é na fase seguinte à adolescência que a sensibilidade dentária começa a ficar mais comum. “A partir dos 27 anos começamos a ver mais pessoas vindo ao consultório com esse tipo de reclamação”, disse Bussab. Para esses casos, os cremes dentais podem ser de grande ajuda. Os produtos específicos para dentes sensíveis bloqueiam os túbulos dentinários abertos, o que ajuda a impedir que as sensações de dor atinjam os nervos do dente.

Já pessoas com mais idade, que usam próteses dentárias, precisam de cuidados específicos. Para escovar a boca pode ser utilizado um creme dental comum a gosto do paciente. Mas para a prótese é recomendado o uso de pastilhas efervescente que as limpam e eliminam as bactérias sem provocar arranhões.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Dental, por Redação

Cárie de mamadeira: saiba como evitar este problema

Muitos pais e mães não sabem, mas os primeiros dentinhos que nascem nos bebês já despontam necessitando de cuidados.

Dental, por Redação

Fique longe do açúcar

Não é de hoje que o excesso de açúcar é inimigo da saúde. Mas, no caso da saúde bucal, a quantidade de açúcar consumida é menos importante que a frequência.

Dental, por Redação

10 motivos para melhorar a saúde bucal

Caso ainda exista alguém não convencido da importância da saúde bucal, a dentista Daiane Lima de Oliveira Rocha, diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), relacionou 10 motivos para melhorar o cuidado com a boca.

Dental, por Redação

Contraceptivos injetáveis podem ser prejudiciais para os dentes e gengivas

Contraceptivos injetáveis a base de progesterona podem estar associados com má saúde periodontal, segundo uma pesquisa publicada na edição de fevereiro de 2012 do Journal of Periodontology.

Dental, por Redação

Sesc Taubaté promove palestra sobre saúde bucal

O Sesc Taubaté promove dia 10 de maio, a partir das 10h, palestra que apresentará orientações sobre a manutenção da saúde bucal, destacando a consequente melhoria da qualidade de vida a partir dos cuidados com a boca.

Deixe seu Comentário:

=