Publicado por Redação em Dental - 19/09/2012 às 08:57:40
Saiba a importância da utilização dos enxaguatórios bucais
A cárie dentária e doenças gengivais são causadas principalmente pela placa bacteriana que nada mais é do que uma película esbranquiçada que se adere às superfícies dos dentes e é formada principalmente por bactérias e restos alimentares.
Se a placa bacteriana não for removida ela se calcifica formando o tártaro.
Portanto, uma boa higiene bucal é muito importante para evitar o surgimento da cárie dentária e problemas gengivais.
A higiene bucal deve ser feita utilizando escovas dentárias com cerdas macias e pontas arredondadas, e um creme dental que contenha flúor. É importante realizar a técnica de escovação dentária correta e realizar movimentos suaves para evitar ferimento nas gengivas.
Complementando a escovação dentária, deverá ser utilizado o fio dental e o enxaguatório bucal com flúor.
O enxaguatório bucal com flúor é muito importante principalmente à noite, pois é nesse período que as bactérias se tornam oportunistas e atacam a superfícies dos dentes causando cárie dentária e problemas gengivais.
Os benefícios dos enxaguatórios são muitos, dentre os quais podemos destacar: ajudam a eliminar as bactérias que causam a gengivite, a placa bacteriana, o mau hálito e a cárie dentária, atuando onde a escova dentária não alcança, pois permanece por mais tempo na boca uma vez que não enxaguamos a boca após a utilização.
Existem diversos enxaguatórios bucais no mercado com diversas formulações e diversos sabores, mas é importante que o mesmo contenha flúor para ajudar a reduzir o risco de cárie dentária.
É importante que, em caso de dúvidas, seu dentista seja consultado para que ele possa esclarecê-las e indicar o enxaguatório bucal ideal para o seu caso.
Portanto, não se esqueça de que o enxaguatório bucal é um complemento importante da sua escovação dentária diária, devendo ser utilizado pelo menos uma vez ao dia.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Procura por planos odontológicos cresceu 344% nos últimos 10 anos
A demanda por planos de saúde odontológicos aumentou consideravelmente na última década
Insônia, gastrite, problemas respiratórios podem ser tratados no dentista
Problemas como ronco, insônia, má postura, ficam impressos na arcada dentária. Quando o conjunto maxilar, mandíbula e língua estão em desequilíbrio é sinal que o organismo passa por problemas.
Dia do Odontólogo na Oncologia do Hospital de Urgência
Prevenção. Foi com esse objetivo que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, ações de higiene bucal em homenagem ao Dia do Odontólogo, celebrado nacionalmente no dia 25 de outubro.
Clareamento saudável: pesquisa comprova viabilidade
Quando clareamos o dente, o esmalte que o protege fica mais poroso e, sua superfície, mais rugosa e desmineralizada.
Estética Dental
Nos dias de hoje, a busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas.