Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/06/2012 às 08:57:30

Rendimentos de idosos devem somar R$ 402,3 bilhões em 2012

Os rendimentos da população idosa no País deve atingir volume de R$ 402,3 bilhões em 2012, segundo estimativa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Data Popular. A cifra, diz a entidade, supera o Produto Interno Bruto (PIB) do Peru em 2010.

Segundo o estudo, sete em cada dez brasileiros com 60 anos ou mais pertencem à nova classe média e dos 22,3 milhões de pessoas idosas no Brasil, o Sudeste fica com a maior parte: 46,6%. Nordeste aparece em seguida (26,3%), seguido por Sul (15,3%), Centro-Oeste (6,5%) e Norte (5,3%). O estudo do Data Popular aponta também que as mulheres representam a maioria desta população, com 55,5% dos brasileiros com mais de 60 anos.

O Data Popular aponta ainda que cerca de 3,3 milhões de idosos já aposentados continuam trabalhando, sendo 2,2 milhões de homens e 1,1 milhão de mulheres.

"O Brasil está envelhecendo. Com os avanços da medicina e a melhoria das condições de vida dos brasileiros, a cada ano que passa verificamos um maior número de idosos. Se por um lado isso demonstra avanços importantes, inclusive de distribuição de renda, por outro, exige políticas públicas que atendam a uma realidade que se aproxima: menor população economicamente ativa", diz em nota Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular. "Identificamos 15,8 milhões de pessoas idosas consideradas chefes de famílias pelo País. O rendimento proveniente da aposentadoria é o principal para esse grupo econômico." Dos 15,8 milhões de aposentados que trabalham, 55,4% são homens.

Fonte: Terra


Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Menor sob guarda judicial é dependente dos avós?

Nem sempre quem cuida do filho são os pais, mas os avós. Esses às vezes tomam a dianteira da criação dos netos e se responsabilizam pela educação, inclusive os gastos. Principalmente quando os avós detém a guarda judicial deles.

Notícias Gerais, por Redação

Juros caem a 7,5%, menor taxa desde 86, e poupança rende menos

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (29) cortar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 8% para 7,5% ao ano. A decisão foi unânime.

Notícias Gerais, por Redação

Medida cambial é feita para colocar e tirar, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira (23) que não há ainda decisão de retirar a recente cobrança de 1%, via IOF

Notícias Gerais, por Redação

Mantega descarta medidas para conter valorização do dólar

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou nesta quarta-feira (21) tomar medidas no âmbito do Ministério da Fazenda para conter a valorização do dólar ante o real.

Deixe seu Comentário:

=