Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/03/2011 às 12:02:07

Remédios com bulas alteradas começam a chegar às farmácias

Os primeiros remédios com bulas modificadas estão chegando às farmácias.

O lote aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é composto de 202 medicamentos, entre eles os conhecidos Buscopan, Dramin, Claritin, Cebion e Eparema.

Os fabricantes têm até julho para colocar no mercado suas bulas mais legíveis e didáticas, conforme resolução de 2009, já revisadas e aprovadas pelo órgão.

Entre as principais novidades estão as letras maiores e a informação mais simplificada, organizada em forma de perguntas e respostas.

A mudança está acontecendo aos poucos, de acordo com Flávia Moreira Cruz, especialista em regulamentação sanitária da Anvisa.

No ano passado, todas as farmacêuticas tiveram que encaminhar à agência os novos impressos. Agora, o órgão analisa os documentos e os libera, em lotes.

"Só liberamos 202 até agora. Este mês pretendemos soltar outro lote. Estamos no começo do trabalho. A previsão é terminar em 2012", diz.

As mudanças pretendem corrigir problemas de formato, conteúdo e linguagem.

"As bulas que estão no mercado têm vários problemas. Os consumidores reclamavam diretamente à Anvisa. Também reconhecemos que havia uma falha na regulamentação."

Antes mesmo das novas bulas, já existiam dois tipos de impressos nas farmácias, um que seguia uma resolução de 2003 e outro que seguia uma regra de 1997.

"Tínhamos duas regulamentações vigentes, mas quase ninguém seguia a de 2003. Se compararmos com as bulas de 1997, as mudanças de agora serão enormes", diz Rosana Mastelaro, gerente do Sindusfarma (sindicato da indústria farmacêutica).

A resolução atual vale para todos os medicamentos. Só ficam de fora os considerados de baixo risco -água boricada, por exemplo.

MENOS INFORMAÇÃO

A bula para o paciente não terá mais informações técnicas, como o mecanismo de ação da droga.

"Estamos tentando simplificar a linguagem técnica, mas isso é difícil. Ainda não será a bula ideal, mas é uma nova postura", afirma Cruz.

A farmacêutica Vera Lúcia Luiza, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, espera que as mudanças sirvam para que os consumidores passem a ler a bula.

"Essa dificuldade de compreensão afasta os leitores. Fora isso, as bulas tinham muita informação repetida e, muitas vezes, em desacordo com a literatura."

As 202 novas bulas já estão disponíveis para consulta em um bulário virtual (anvisa.gov.br/bularioeletronico).

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 15.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Hospitais relatam experiências com sistema de gestão integrado

HC de Botucatu, HCFMUSP e Hospital Adventista do Pênfigo compartilham dificuldades e benefícios obtidos com implantação do Soul, principal solução da MV para o setor de saúde

Saúde Empresarial, por Redação

Governo vai criar 35 mil vagas para médicos no SUS

Meta para 2015 prevê crescimento do número de acordo com as verbas na área aplicadas pelos estados e municípios para ampliar a rede de atendimento

Saúde Empresarial, por Redação

Casos de alzheimer têm crescido pelo mundo; saiba alguns mitos e verdades

De repente, a pessoa esquece onde deixou as chaves do carro, o nome de um conhecido, a conversa que teve pela manhã.

Saúde Empresarial, por Redação

Batata Doce para gastrite

A batata oferece muitos benefícios para a saúde, inclusive é muito boa para proteger o estômago dos sintomas da gastrite. A gastrite, é uma inflamação na parede do estômago.

Deixe seu Comentário:

=