Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/08/2011 às 10:34:34
Remédio biológico ataca tumor gástrico com mutação genétic
Pacientes com um tipo de câncer de estômago que apresenta uma mutação têm mais uma opção de tratamento. Isso porque o anticorpo monoclonal trastuzumabe, uma droga biológica que impede a reprodução das células cancerosas portadoras da mutação, passa a poder ser indicado também para tumores de estômago. O remédio já era usado para câncer de mama.
De acordo com o Icesp, a mudança de indicação foi aprovada em julho pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E a instituição explica que de 10% a 15% dos tumores gástricos têm a mutação conhecida como HER2 e podem ser tratados com o anticorpo.
Novo estudo
Um estudo sobre a droga (patrocinado pela fabricante do remédio, a Roche) com 584 pessoas em 24 países foi publicado na revista médica “Lancet” no ano passado.
A pesquisa mostra que os pacientes, cujos tumores não podiam mais ser operados, ganharam cerca de três meses a mais de sobrevida com o tratamento aliado à quimioterapia, em comparação aos que receberam só a químioterapia.
Terapia-alvo
De acordo com instituição, buscar novos tratamentos oncológicos tem se concentrado na identificação de subgrupos de tumores, para o desenvolvimento de terapias individualizadas.
E conta que antigamente, o câncer era ou de mama ou de estômago ou de intestino. Hoje, sabe-se que dois tumores podem estar no mesmo órgão e ser muito diferentes do ponto de vista molecular.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 15.08.11
Posts relacionados
Lei cria certificação para empresas que promovem saúde mental
Com o aumento dos casos de Síndrome de Burnout, legislação é sancionada para valorizar empresas que atuam a favor do bem-estar dos colaboradores.
SUS terá até 60 dias para atender pacientes com câncer
O Plenário aprovou nesta terça-feira (5) proposta que estabelece o prazo máximo de 60 dias, contados do diagnóstico médico, para o paciente começar a receber o tratamento contra câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
Brasil, EUA e Canadá buscam estreitar laços ações na área de vigilância sanitária
Entender o ambiente regulatório brasileiro para aproximar práticas e ampliar o fluxo de informações entre as autoridades sanitárias. Com esse objetivo, representantes da Anvisa, FDA e Health Canada estiveram no Rio Grande do Sul, nesta última quinta-feira (22/3),