Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/08/2011 às 13:00:57
Relatório que trata da fusão das operadores de TV Sky e DirectTV é aprovado
SÃO PAULO – O relatório final sobre a Proposta de Fiscalização e controle 101/05, que trata da fusão das operadoras de TV paga Sky e DirectTV e também da compra de parte da Net pela Telefônica mexicana Telmex, foi aprovado na semana passada.
O texto, elaborado pelo ex-deputado Celso Russomanno, conclui que a operação não prejudicou os consumidores e determina o arquivamento da fiscalização.
Direitos do consumidor
Segundo a Agência Câmara de Notícias, o relator da proposta, deputado José Carlos Araújo (PDT-BA), afirmou que as informações encaminhadas à comissão permitem concluir que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) analisaram “exaustivamente” as fusões questionadas com o objetivo de resguardar os direitos do consumidor e preservar a concorrência.
Conforme pontuou Araújo, o Cade impôs certas regras em benefício do consumidor, entre elas a quebra de acordos de negociação privilegiada de canais esportivos ou de filmes de primeira exibição. Ainda, o conselho exigiu a manutenção dos canais já oferecidos pelas operadoras antes da fusão enquanto durarem os contratos; e a abertura das redes das operadoras aos canais de programadoras brasileiras não pertencentes ao grupo, garantindo uma proporção mínima dos canais não incluídos no grupo em relação ao total de canais da grade de programação.
Fonte: web.infomoney.com.br | 15.08.11
Posts relacionados
Vendas no varejo sobem 0,9% em agosto, segundo IBGE
As vendas no varejo brasileiro tiveram alta de 0,9% em agosto na comparação com o mês de julho e registraram elevação de 6,2% em relação a agosto de 2012
Indexação da economia brasileira está diminuindo, diz Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira que a inflação no Brasil está em trajetória descendente e que a indexação da economia está diminuindo.
Com nova Selic, rendimento da poupança é melhor que maioria dos fundos
Com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de aumentar a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, a 7,50% ao ano,
Justiça manda Receita e Anvisa operarem com escala mínima em SC
A Justiça Federal em Santa Catarina determinou que Receita Federal e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) operem com pelo menos 30% de servidores nos portos de Itajaí e Navegantes e concluam em até oito dias os despachos de importação e exportação de mercadorias.
Crédito já dá sinais de melhora, afirma presidente do BC
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira (21) que foi detectada, nas últimas semanas, uma melhora tanto no volume de concessões de crédito quanto na redução das taxas cobradas pelos bancos.
PSDB e DEM se unem no Nordeste e abrem espaço para aliança em SP
Os presidentes nacionais do PSDB e do DEM anunciaram ontem alianças em quatro grandes capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza, Natal e Salvador.
Ibovespa sobe 3,38%, aos 59.075 pontos
Após 25 minutos de negócios, o principal índice acionário da BM&FBovespa opera em alta. Há pouco, o Ibovespa subia 3,38%, aos 59.075 pontos.