Publicado por Redação em Dental - 27/08/2014 às 10:50:37

Refrigerante zero também prejudica os dentes

Os refrigerantes podem ser perigosos para os dentes devido à presença de açúcar e por possuir um pH ácido; ambos podem aumentar a incidência da cárie. Porém, a cárie dentária é uma doença multifatorial, ou seja, depende de alguns fatores em conjunto para ocorrer.

Esses fatores são:

- Dieta: é determinada pela presença de carboidratos, principalmente sacarose na alimentação. Como açúcar, bolachas, doces e refrigerantes.
- Suscetibilidade: pode ser determinada por fatores extrínsecos e intrínsecos. Extrínsecos são os fatores de estrutura sociocultural como ambientais e locais. Pessoas de Nova Iorque em comparação ao Tibet, por exemplo. Já os intrínsecos têm como exemplo, aspectos hereditários e imunológicos.
- Microrganismos: relacionado à presença de bactérias na cavidade bucal, principalmente do estreptococos mutans.

O fator dieta é participativo e não determinante para desenvolver cárie, logo, consumir refrigerante pode contribuir, mas não desenvolve a cárie por si só. Além do açúcar, há o ácido carbônico que é o responsável pelo gás nos refrigerantes. Ele provoca desmineralização do esmalte, o que facilita o desgaste dental, como a abfração dentária. Ou seja, refrigerante zero, que não contém açúcar, também pode prejudicar os dentes.

O refrigerante é uma bebida muito consumida por todos, principalmente pelas crianças. O ideal é substituir por sucos naturais sem açúcar ou água, para saciar a sede. Independente da bebida escolhida na dieta, o ideal é sempre escovar e passar fio dental nos dentes após as refeições e procurar o seu dentista, no mínimo, de seis em seis meses.

Fonte: Portal Yahoo - Por Alexandre Morita


Posts relacionados

Dental, por Redação

Tire dúvidas sobre tártaro

Tártaro, às vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

Dental, por Redação

Tratamento de canal não dói nem escurece os dentes; saiba mais

“Vai precisar fazer canal”. Ouvir essas palavras do dentista já faz o paciente torcer o nariz. Mas, mesmo comum, muita gente não sabe o que acontece exatamente na boca no tratamento de canal.

Dental, por Redação

Da cárie ao herpes, veja como combater os inimigos da saúde bucal

A boca tem seus inimigos declarados – cáries, gengivite, mau hálito. Apesar de serem conhecidos, grande parte da população é acometida por essas doenças comuns.

Deixe seu Comentário:

=