Publicado por Redação em Dental - 27/08/2014 às 10:50:37

Refrigerante zero também prejudica os dentes

Os refrigerantes podem ser perigosos para os dentes devido à presença de açúcar e por possuir um pH ácido; ambos podem aumentar a incidência da cárie. Porém, a cárie dentária é uma doença multifatorial, ou seja, depende de alguns fatores em conjunto para ocorrer.

Esses fatores são:

- Dieta: é determinada pela presença de carboidratos, principalmente sacarose na alimentação. Como açúcar, bolachas, doces e refrigerantes.
- Suscetibilidade: pode ser determinada por fatores extrínsecos e intrínsecos. Extrínsecos são os fatores de estrutura sociocultural como ambientais e locais. Pessoas de Nova Iorque em comparação ao Tibet, por exemplo. Já os intrínsecos têm como exemplo, aspectos hereditários e imunológicos.
- Microrganismos: relacionado à presença de bactérias na cavidade bucal, principalmente do estreptococos mutans.

O fator dieta é participativo e não determinante para desenvolver cárie, logo, consumir refrigerante pode contribuir, mas não desenvolve a cárie por si só. Além do açúcar, há o ácido carbônico que é o responsável pelo gás nos refrigerantes. Ele provoca desmineralização do esmalte, o que facilita o desgaste dental, como a abfração dentária. Ou seja, refrigerante zero, que não contém açúcar, também pode prejudicar os dentes.

O refrigerante é uma bebida muito consumida por todos, principalmente pelas crianças. O ideal é substituir por sucos naturais sem açúcar ou água, para saciar a sede. Independente da bebida escolhida na dieta, o ideal é sempre escovar e passar fio dental nos dentes após as refeições e procurar o seu dentista, no mínimo, de seis em seis meses.

Fonte: Portal Yahoo - Por Alexandre Morita


Posts relacionados

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

A importância dos cuidados com a boca durante a gravidez

Os hormônios da gestação mexem muito com o corpo e facilitam, inclusive, a ocorrência de problemas dentários. Saiba por que você precisa tomar um cuidado extra com a saúde bucal durante os nove meses

Dental, por Redação

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

30% da população tem mau hálito; veja como eliminá-lo

Dental, por Redação

Aprenda passo a passo a cuidar dos dentes dos filhos

Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?

Dental, por Redação

Saúde bucal em 2012 é melhor do que anos atrás diz especialista

Em 2011, o Ministério da Saúde anunciou que pretendia investir mais de R$ 134 milhões em novos procedimentos odontológicos. Isso porque dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal indicam que 35% da população brasileira possuem alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico.

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Deixe seu Comentário:

=