Publicado por Redação em Previdência Corporate - 26/01/2012 às 11:41:26
Reforma da Previdência deve garantir direitos dos trabalhadores ativos, diz OAB
A reforma da Previdência Social deve garantir os direitos dos trabalhadores que estão atuando no mercado de trabalho. É o que afirmou o representante da Comissão de Seguridade da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Theodoro Vicente Agostinho.
“Imagina a pessoa que vai se aposentar daqui a um ano e nesse um ano muda a legislação e não tem mais o direito de se aposentar. Isso é um prejuízo nítido a essa pessoa. É esse tipo de precaução que o governo tem que ter na hora de fazer qualquer alteração”, disse à Rádio Nacional, conforme publicado pela Agência Brasil.
Avanços alcançados
Apesar do alerta, o representante da OAB considera positiva as mudanças ocorridas na Previdência nos últimos anos, em relação à defesa e direito do aposentado. “A implantação da lei do idoso, por exemplo, é algo a se comemorar”.
Outra alteração positiva apontada por ele foi a modernização de serviços mais acessíveis para a população, como internet, telefone, Previ-móvel e Previ-barco.
Viúvas e aposentados ativos
Agostinho comentou sobre os tipos de beneficiários da Previdência, como as viúvas pensionistas. Ele lembrou que mulheres não perdem o benefício da pensão ao se casarem novamente. Entretanto, se o novo esposo morrer, ela terá de optar por uma das pensões.
Outro tipo comum são os aposentados que continuam trabalhando porque o valor do benefício é considerado insuficiente. Para ele, a explicação não é esta, mas, sim, que estes trabalhadores enxergam a aposentadoria como um segundo salário. Em relação a esta situação, ele explicou que o STF (Supremo Tribunal Federal) se posicionará sobre isso.
Fonte:www.infomoney.com.br|26.01.12
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir de janeiro receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 2.267 correspondências foram enviadas, sendo que 1.267 foram somente para mulheres.
Previdência Corporate, por Redação
De cada dez brasileiros que fazem um plano de previdência privada, no país, atualmente, sete escolhem aplicar seu dinheiro no Vida Gerador de Benefício Livre, mais conhecido como VGBL, mostram dados do setor.
Previdência Corporate, por Redação
Funcionários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fazem nesta quarta-feira uma paralisação para exigir reposição salarial e melhores condições de trabalho.
Previdência Corporate, por Redação
Foi publicado no Diário Oficial da cidade, nesta quinta-feira (31) a orientação normativa para o cálculo e as revisões dos benefícios de aposentadoria por invalidez e das pensões deles decorrentes concedidas pelos regimes próprios de previdência social.
Previdência Corporate, por Redação
A Previdência Social registrou em março déficit de R$ 1,8 bilhão, redução de 65,8% em relação a fevereiro e de 46,4% em relação ao mesmo período de 2011.
Previdência Corporate, por Redação
Servidora do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) há 26 anos, a gerente executiva Márcia Cristina Pinto acompanhou os avanços e melhorias da previdência social no Estado de Rondônia.
Previdência Corporate, por Redação
Os fundos de previdência devem crescer ainda mais em 2012, na opinião do vice-presidente da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), Demosthenes Pinho Neto. Em 2011, o PL (patrimônio líquido)
Previdência Corporate, por Redação
O governo está buscando uma alternativa para reduzir o déficit da Previdência dos servidores públicos federais.
Deixe seu Comentário: