Publicado por Redação em Dental - 20/09/2012 às 16:11:59

Redes estaduais de saúde terão técnicos em prótese dentária

O Ministério da Saúde repassará R$ 6 milhões às secretarias estaduais de Saúde para capacitar profissionais na área de prótese dentária, por meio do Programa de Formação Profissional de Nível Técnico (Profaps). A meta é qualificar em um ano cerca de 2 mil novos técnicos em prótese dentária em todo o País. “A ampliação de vagas vem contribuir para o programa Brasil Sorridente e permitirá que tenhamos mais profissionais capacitados a prestar um serviço de qualidade em saúde bucal à população”, afirma o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mozart Sales.

Com carga horária de no mínimo 1.200 horas, de aulas teóricas e práticas, o curso contará com estágio supervisionado complementar. As secretarias estaduais de saúde poderão utilizar as suas escolas técnicas que tenham curso na área e, na ausência dessas, contratar escola que tenha esse curso reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.

Os dados devem ser encaminhados ao Ministério da Saúde em até 60 dias a partir da publicação da Portaria n. 2010 – para liberação dos recursos. O projeto apresentado deve seguir as diretrizes da PolíticaNacional de Educação Permanente em Saúde e as orientações para a elaboração dos projetos constantes no anexo da portaria. Programa – A Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente – constitui uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. A principal meta do programa é a reorganização da prática e a qualificação dos serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal voltada para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, existem 21.602 Equipes de Saúde Bucal (ESB) no Brasil, um aumento de 388% em relação a 2002.

Essas estão distribuídas por 4.886 municípios, sendo que em 2002 eram apenas 2.302 municípios cobertos. Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) servem de referências para as ESB, que encaminham os casos que necessitam de tratamento especializado. Existem hoje 907 centros em todo o País, distribuídos em 752 municípios. E 1.304 municípios possuem Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias credenciados, um investimento do Ministério da Saúde de R$ 102,8 milhões por ano. Em 2011, o Brasil produziu 300 mil próteses dentárias – número 65% superior à produção de 2010. Até maio de 2012, a produção já foi de 102 mil próteses e a estimativa é que sejam produzidas 400 mil em 2012.

Fonte: www.redenoticia.com.br


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Dental, por Redação

Probiótico em goma de mascar pode ajudar a combater cárie

Chiclete tem como base a espécie Lactobacillus acidophilus, que resiste a várias condições de processamento para combater o Streptococcus mutans, um dos principais causadores da cárie

Dental, por Redação

Saiba como limpar a escova dental

Muito se é falado sobre higiene bucal. Como escovar os dentes corretamente e a maneira certa de passar o fio dental são informações disseminadas há muito tempo.

Dental, por Redação

Pessoas com necessidades especiais têm direito a tratamento odontológico especial

Muitos cirurgiões-dentistas atendem pessoas com necessidades especiais em seus consultórios e o fazem muito bem. Mas, apesar de toda boa intenção por parte dos profissionais, alguns pacientes passam por experiências desagradáveis e traumáticas por falta de abordagem adequada.

Dental, por Redação

CNPq oferece 2 mil bolsas para intercâmbio inclusive para odontologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) definiu para quais áreas serão destinadas as 2 mil primeiras bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

Deixe seu Comentário:

=