Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/07/2011 às 11:26:27
Recomendação: veja como criar uma lista de referência que trabalhe a seu favor
SÃO PAULO – São poucos os profissionais que se preocupam, mas cuidar para que a lista de referência trabalhe a seu favor pode ajudar na conquista do emprego.
Assim, de acordo com levantamento realizado pela Office Team, empresa especializada em recolocação profissional, é importante escolher com carinho e sabiamente quem vai colocar na lista de referência, sendo interessante selecionar pessoas que possam discutir as habilidades do candidato, conforme a função até então exercida, mais do que simplesmente indicar pessoas que ocupem cargos altos na antiga empresa.
Ainda neste sentido, orienta a Office Team, é importante oferecer um mix de contatos, que possa falar das habilidades interpessoais, como um orientador, e do estilo de liderança, como um antigo diretor, por exemplo.
Outra dica é sempre pedir permissão dos possíveis contatos para colocá-los na lista de referência, dando a eles, caso aceitem tal função, uma cópia do currículo. Independentemente se a pessoa foi ou não contatada pelo recrutador, é educado sempre agradecer a disposição e oferecer-se para fazer o mesmo.
Números
No geral, ao oferecer referências a um recrutador, é importante que o candidato deixe claro informações como nome, profissão e cargo, número de telefone e endereço de e-mail da possível referência.
Além disso, é aconselhável fazer uma breve explicação sobre a natureza da relação entre o candidato e as pessoas indicadas como referências.
Segundo pesquisa do Office Team, 21% dos recrutadores eliminam candidatos, após conversarem com os contatos profissionais dele.
Dentre os principais interesses dos recrutadores, estão o esclarecimento sobre os deveres e a experiência do candidato (36%) e sobre os pontos fortes e fracos do profissional (31%).
Fonte: web.infomoney.com.br | 04.07.11
Posts relacionados
Brasil continua sendo boa opção para investir, dizem especialistas
O Brasil continua sendo uma boa opção para investir, embora o ritmo de crescimento econômico esteja mais lento, avaliaram especialistas durante evento realizado pela Bloomberg LINK, no Rio de Janeiro.
China quer focar em emergentes contra desaceleração de exportações
A taxa anual de crescimento das exportações chinesas desacelerou em novembro na comparação com outubro, disse nesta quarta-feira o vice-ministro do Comércio, Chong Quan, confirmando expectativas do mercado de que a deterioração das condições externas está afetando a segunda maior economia do mundo.
Crise europeia engaveta fusões e aquisições de empresa no Brasil
O agravamento da crise na Europa, além dos primeiros sinais de desaquecimento da economia brasileira, "engavetou" boa parte das operações de fusão e aquisição envolvendo empresas no Brasil.
Brasileira Embraer é alvo de protecionismo nos EUA
A Embraer se tornou alvo de uma campanha protecionista nos Estados Unidos, cujo objetivo é impedi-la de vencer um contrato da Força Aérea americana de quase US$ 1 bilhão, informa reportagem de Patrícia Campos Mello publicada na edição desta terça-feira da Folha.
Onda de aposentadorias ameaça rigor fiscal
Uma onda de aposentadorias no funcionalismo público criou uma pressão fiscal e administrativa sobre o governo Dilma Rousseff.
Diabéticos têm dificuldade de achar medicamento Victoza
A corrida para comprar o remédio Victoza (liraglutida), indicado para o tratamento de diabetes mas cada vez mais usado para emagrecer, pode deixar os pacientes que realmente precisam do medicamento na mão.