Publicado por Redação em Dental - 28/09/2012 às 16:47:08

Quatro milhões de crianças aprendem a cuidar dos dentes

Para estimular que crianças e adolescentes cuidem dos dentes, escolas da rede pública do ensino fundamental dos Estado de São Paulo realizam aulas e debates sobre saúde bucal.

Apoiados em manuais e vídeos fornecidos pelo Conselho Regional de Odontologia, professores falam sobre escovação, alimentos de alto risco de cárie (como doces e refrigerantes) e baixo risco de cárie (como verduras e carnes) e importância da saúde bucal para a saúde geral do corpo.

Os alunos têm sido estimulados a produzir trabalhos sobre esses temas, que este ano vão concorrer a prêmios que somam ao todo 450 mil reais. Professores e dentistas que participam do programa também podem inscrever seus trabalhos.

A iniciativa é do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp), em conjunto com as secretarias de Educação dos governos do Estado e do Município de São Paulo, e parceria com a Unesco.

Segundo o presidente do Crosp, Emil Adib Razuk, os jovens brasileiros têm hoje mais consciência sobre os cuidados com a saúde bucal do que há dez anos.

Ele cita exemplo da média de mastigação. "O brasileiro engole os alimentos sem mastigar. Mas isso está melhorando. Atualmente, jovens mastigam, em média, de dez a 15 vezes", diz o dentista, que explica que a mastigação prolongada é essencial porque facilita a digestão dos alimentos.

Fonte: Folha    


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Dental, por Redação

Parto prematuro pode ser causado por gengivite

Gravidez é fase de sorrir. Mas para isso é preciso ficar atenta à saúde bucal. Nesse período, as alterações hormonais podem favorecer o aparecimento da gengivite.

Dental, por Redação

5 dicas para aproveitar o carnaval e cuidar da saúde bucal

Mal o corpo se recuperou dos excessos de fim de ano, e o Carnaval já está aí para jogar todo mundo na festa novamente. Dá para aproveitar os quatro dias de folia sem deixar alguns cuidados com a saúde de lado.  

Dental, por Redação

MS garante 100 Unidades Odontológicas Móveis

População de municípios inseridos no Plano Brasil Sem Miséria será beneficiada com tratamento clínico e ações de promoção e prevenção à saúde bucal. Cada unidade móvel tem capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês

Dental, por Redação

Hábitos, doenças e alimentos podem danificar o sorriso

Doces: o que acontece quando comemos doces é que são produzidos ácidos para processar açúcares, incluindo os encontrados nos carboidratos. As substâncias afetam o esmalte dos dentes, o que pode levar a cáries e problemas na gengiva.

Dental, por Redação

Brasil vive boom de transplante de osso

A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados e de um novato nos bancos de tecidos, o osso.

Deixe seu Comentário:

=