Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/02/2015 às 11:40:34
Qual a diferença dos planos de previdência privada PGBL e VGBL para o Imposto de Renda?
As contribuições ao VGBL não são dedutíveis do IR, enquanto as efetuadas aos demais planos podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda tributável do contribuinte, por conta do diferimento fiscal.
Só pode deduzir o valor das contribuições ao PGBL quem paga IR e declara pelo modelo completo, onde é possível identificar as deduções.
O VGBL visa atender contribuintes que declaram pelo modelo simplificado e que, portanto, adotam um desconto único, de 20% sobre a renda tributável, desde que esse valor não supere R$ 15.197,02.
Quem opta pelo VGBL não tem nenhuma vantagem de dedução durante a fase de acumulação (fase em que está aplicando no plano), mas, em compensação, tem o benefício no momento do resgate.
Isso porque, no VGBL, o imposto incide apenas sobre os rendimentos obtidos e não sobre o valor total acumulado, como acontece no PGBL.
Fonte: uol.com.br
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
Internauta de 22 anos pergunta qual é a melhor aplicação para o longo prazo neste momento
Previdência Corporate, por Redação
A minuta de Resolução do CNSP que trata da venda de seguros por meios remotos veda a contratação de planos de previdência privada por esse canal. Segundo o texto, que está disponível no site da Susep (www.susep.gov.br), a comercialização de planos deverá obedecer ao disposto na legislação específica.
Previdência Corporate, por Redação
O governo do Estado concluiu a proposta de lei que define um novo plano de custeio para a ParanaPrevidência.
Previdência Corporate, por Redação
Antonia Dias atingiu as condições para pleitear a aposentadoria, por tempo de contribuição, no ano de 2003. Na época, a auxiliar de enfermagem, residente em Bauru, no interior de São Paulo, ficou na dúvida se aguardava mais alguns anos para requerer o benefício,
Previdência Corporate, por Redação
Com a liberação do primeiro lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), os contribuintes que não foram listados neste lote acabam se preocupando se caíram ou não na malha fina.
Previdência Corporate, por Redação
A Receita Federal anuncia liberação, a partir das 9h00 desta segunda-feira, dia 9, a consultas a quatro lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física que caíram nas malhas finas em 2011, 2010, 2009 e 2008.
Deixe seu Comentário: