Publicado por Redação em Previdência Corporate - 05/02/2015 às 11:40:34
Qual a diferença dos planos de previdência privada PGBL e VGBL para o Imposto de Renda?
As contribuições ao VGBL não são dedutíveis do IR, enquanto as efetuadas aos demais planos podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda tributável do contribuinte, por conta do diferimento fiscal.
Só pode deduzir o valor das contribuições ao PGBL quem paga IR e declara pelo modelo completo, onde é possível identificar as deduções.
O VGBL visa atender contribuintes que declaram pelo modelo simplificado e que, portanto, adotam um desconto único, de 20% sobre a renda tributável, desde que esse valor não supere R$ 15.197,02.
Quem opta pelo VGBL não tem nenhuma vantagem de dedução durante a fase de acumulação (fase em que está aplicando no plano), mas, em compensação, tem o benefício no momento do resgate.
Isso porque, no VGBL, o imposto incide apenas sobre os rendimentos obtidos e não sobre o valor total acumulado, como acontece no PGBL.
Fonte: uol.com.br
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
A Acate, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, está lançando esta semana um plano de previdência especial para companhias de tecnologia.
Previdência Corporate, por Redação
Desde 1º de março é preciso entregar a declaração do Imposto de Renda. Confira explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores
Previdência Corporate, por Redação
Contribuintes que tiveram rendimentos em 2012 acima de R$ 10 milhões – sejam eles tributáveis (como rendas provenientes de trabalho, aluguéis e pensões), isentos (como rendimento de poupança, FGTS), não tributáveis (como férias indenizadas)
Previdência Corporate, por Redação
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, afirmou na quarta-feira que a crise financeira internacional não afetou e não afetará a arrecadação previdenciária.
Previdência Corporate, por Redação
O aposentado que quiser conferir como ficará seu benefício com o reajuste poderá, a partir de hoje, ver seu extrato de pagamento no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br).
Previdência Corporate, por Redação
A Receita Federal paga nesta quinta-feira restituições para mais de um milhão de contribuintes que fazem parte do 4º lote multiexercício do Imposto de Renda, referentes a 2011, 2010, 2009 e 2008.
Previdência Corporate, por Redação
A Caixa Econômica Federal lançou, nesta semana, serviço para que beneficiários do INSS possam acessar demonstrativo mensal de pagamento
Deixe seu Comentário: