Publicado por Redação em Gestão do RH - 06/10/2020 às 15:45:43
Quais os principais desafios de TI durante o home office?
A pandemia causada pelo novo coronavírus colocou boa parte da força de trabalho em home office. Com isso, ampliou-se o perímetro do escritório – que passou a ser também a casa do funcionário. Nesse cenário, a gestão de TI ficou ainda mais desafiadora. Isso porque o dispositivo usado pelo colaborador continua acessando, armazenando e processando dados corporativos internos, que são, muitas vezes, confidenciais.
A variedade de computadores utilizados pelos funcionários em um cenário de teletrabalho emergencial e a rede de internet residencial podem colocar a segurança das informações em risco.
“O trabalho remoto ampliou a superfície de monitoramento e de gestão da TI”, comenta Luciano Ramos, analista de pesquisa e consultoria em enterprise da IDC Brasil. “Ainda que a TI tivesse tipicamente a capacidade de gerir tecnicamente os dispositivos que estivessem dentro da empresa e conectados à rede interna da companhia, ao utilizar outras formas de conectividade e equipamentos que são diferentes daqueles conhecidos e homologados pela empresa, isso traz novos desafios.”
Segurança e conectividade estão entre os principais desafios
Ramos explica que os computadores e notebooks que passaram a ser utilizados em home office muitas vezes não tinham os controles de segurança necessários. “As empresas tiveram que endereçar esse tema e fazer com que os colaboradores tivessem a capacidade de segurança necessária para trabalhar em um ambiente remoto”, afirma.
A conectividade também se tornou um desafio, por conta das oscilações de velocidade e qualidade da conexão da internet residencial. “As empresas tiveram que considerar esse tipo de fator”, diz o consultor. “Algumas delas chegaram a disponibilizar soluções de autoatendimento para o funcionário checar a qualidade de sua internet e, caso detectada instabilidade, a empresa já disparava uma solução para buscar a operadora daquele colaborador e resolver o problema. São todos fatores que não faziam parte da gestão da TI e passaram a compor o dia a dia da operação.”
A pesquisa “Modern manageability”, realizada pela Intel com 150 líderes de TI, mostrou que, para 79% deles, o trabalho remoto causaria desafios significativos na gestão da TI. Entre os entrevistados, 77% disseram que o teletrabalho iria aumentar os riscos ligados à cibersegurança. Abaixo, os principais desafios apontados pelos executivos de TI no atual cenário de home office:
- Manter os dispositivos seguros (73%)
- Manter os dispositivos atualizados (57%)
- Manter o desempenho dos dispositivos (48%)
Apesar de tantos novos desafios na gestão da TI, Ramos acredita que as empresas estão se saindo bem e reorganizando as suas estruturas. “Houve uma etapa de reorganização no início da crise. Empresas mais maduras, que já tinham infraestrutura básica para esse tipo de trabalho, expandiram mais rapidamente, as outras tiveram que correr e estruturar esse tipo de serviço.”
Na pesquisa feita pela Intel, 55% dos entrevistados disseram utilizar ferramentas de gerenciamento de PC, incluindo aquelas baseadas em nuvem. Outros 25% informaram que estavam implementando essas ferramentas. “A gestão da TI está muito bem posicionada no suporte e na operação”, conclui Ramos.
Fonte: InfoMoney