Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/07/2011 às 12:11:40
Projeto obriga que empresa informe ao consumidor quando for líder em reclamações
SÃO PAULO - As dez empresas que tiverem mais reclamações nos Procons estaduais deverão fixar em suas dependências essa informação. É o que obriga o Projeto de Lei 417/11, do deputado Eli Correa Filho (DEM-SP).
De acordo com a proposta, essas empresas deverão expor em todas as suas lojas, filiais, agências e postos de atendimento cartazes contendo a sua posição no ranking, o nome fantasia, razão social, o número total de queixas e a quantidade de reclamações atendidas e não atendidas.
Segundo o deputado, as listas com as empresas mais reclamadas são pouco divulgadas. "É preciso transformar essa lista em um indicador efetivo de referência para o consumidor", afirmou, segundo a Agência Câmara.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fiscalização
As empresas que descumprirem as normas podem ser penalizadas com advertência e multa até suspensão temporária das atividades.
Os órgãos de defesa do consumidor da União, das unidades da Federação e dos municípios serão responsáveis pela fiscalização. As empresas terão direito de defesa nos processos administrativos sobre aplicação de penalidades.
Fonte: web.infomoney.com.br | 25.07.11
Posts relacionados
Maia vê dificuldades para votação do fim do fator previdenciário
Às vésperas da data marcada para a votação do fim do fator previdenciário, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), apontou dificuldades para a análise do texto na semana que vem.
Conta no exterior é opção para quem gasta em outro país
Comprar uma casa no Caribe, um apartamento em Miami ou uma fazenda no Uruguai faz parte do sonho de muita gente. O mesmo vale para os planos de permitir que os filhos passem uma temporada de estudos no exterior. Nos dois casos, abrir uma conta fora do Brasil pode ser uma boa alternativa.
Balança comercial mostra superávit de US$ 103 milhões na 3ª semana de abril
A balança comercial da terceira semana de abril, terminada na última sexta-feira (20), apontou saldo positivo de US$ 103 milhões, segundo dados divulgados na tarde desta segunda-feira (23) pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
Portaria regulamenta aumento do IPI para automóveis
O Ministério da Fazenda deve divulgar nesta segunda-feira, no "Diário Oficial da União", a portaria que regulamenta a elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis com menos de 65% de conteúdo nacional.