Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/01/2014 às 09:34:20

Produção industrial cai 0,2% em novembro, mas sobe 0,4% em um ano, diz IBGE

A produção industrial brasileira caiu 0,2% em novembro passado na comparação com outubro e registrou expansão de 0,4% sobre novembro do ano passado, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (8).

De janeiro a novembro, o setor teve alta de 1,4%. Em 12 meses, o avanço foi de 1,1%.

Em outubro, a produção da indústria havia subido 0,6% na comparação com setembro. O IBGE revisou o desempenho anual da produção industrial de outubro, de alta de 0,9% para expansão de 1%.

O destaque em novembro ficou para a categoria Bens de Capital, uma medida de investimento, que mostrou retração de 2,6% sobre outubro, quebrando uma sequência de três altas seguidas. Mas, sobre novembro de 2012, a categoria teve expansão de 9,6%.

Já a categoria Bens Intermediários apresentou alta mensal de 1,2% em novembro, a maior desde agosto de 2012 (+2,1%), segundo o IBGE. Sobre um ano antes, essa atividade mostrou expansão de 1,3% em novembro.

De acordo com pesquisa da agência de notícias Reuters, que ouviu 26 analistas, a expectativa era de que a produção industrial recuasse 1,05% em novembro contra outubro. As estimativas variaram de queda de 0,6% a recuo de 1,5%.

Na comparação anual, a expectativa era de perda de 0,95%, sendo que as 24 projeções variaram de alta de 0,6% a recuo de 1,6%.

 

Expectativas

Para dezembro, há indícios mais animadores para a atividade industrial. A pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) feita pelo Markit, apontou que a atividade deve voltar a crescer.

Segundo o boletim Focus, do Banco Central, a projeção dos analistas é de expansão da produção industrial de 1,53% em 2013, recuperando-se para 2,2% neste ano.

Ainda segundo a última pesquisa Focus, a estimativa dos economistas é de que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha crescido 2,28% em 2013, mas deve desacelerar para 1,95% neste ano.

Fonte: www,uol.com.br (Com Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Metrô: sistema que reduz lotação atrasa

Prevista para 2010, operação com novo controlador de trens, que diminui o tempo de espera, só será implementada em toda a rede no fim de 2014

Notícias Gerais, por Redação

Juros caem com IPC-S, confiança do consumidor e dólar

Os juros futuros iniciaram a terça-feira em baixa,

Notícias Gerais, por Redação

Rendimento da poupança sobe a 5,77% ao ano, prevê mercado

O mercado financeiro não se contentou e elevou pela segunda semana consecutiva a previsão para os juros básicos do País. Conforme o boletim Focus, do BC (Banco Central), os especialistas das empresas esperam que a Selic encerre o ano com meta em 8,25% ao ano.

Notícias Gerais, por Redação

IGP-M acelera em março e encerra o período com inflação de 0,43%

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) apontou inflação de 0,43% em março, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Notícias Gerais, por Redação

ONU quer arrecadar US$ 7,7 bilhões para ajuda de emergência

A ONU precisa de US$ 7,7 bilhões para fornecer ajuda de emergência a 51 milhões de vítimas das mudanças climáticas, da crise econômica ou da urbanização, em 16 países diferentes, indicou nesta quarta-feira a coordenadora da ajuda humanitária da ONU, Valerie Amos.

Notícias Gerais, por Redação

Onda de aposentadorias ameaça rigor fiscal

Uma onda de aposentadorias no funcionalismo público criou uma pressão fiscal e administrativa sobre o governo Dilma Rousseff.

Deixe seu Comentário:

=