Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/01/2014 às 15:26:07

Produção de carros sobe 10% em 2013, mas vendas caem pela 1ª vez em 10 anos

A produção de veículos no Brasil subiu 9,9% no acumulado de 2013, chegando a 3,74 milhões de unidades.

Já as vendas de veículos novos no Brasil caíram 0,9% em 2013 ante 2012, a 3,77 milhões de unidades, na primeira queda em 10 anos, informou nesta terça-feira (7) a associação das montadoras, Anfavea.

Só em dezembro, a produção caiu 18,6% sobre novembro e 12,1% sobre dezembro de 2012, a 235,9 mil unidades. As vendas de dezembro subiram 16,8% sobre novembro, com queda de 1,5% ante igual mês de 2012, a 353,8 mil unidades.

O apelo de um IPI mais baixo para a compra do carro novo --benefício que valeu até o último dia do ano-- contribuiu para elevar em 16,8% as vendas de veículos novos em dezembro ante novembro, a 353,8 mil unidades. Já na comparação com igual mês de 2012, os licenciamentos caíram 1,5%.
Recorde antecipado

A produção de veículos já tinha batido recorde em novembro deste ano, quando atingiu 3,5 milhões de unidades. O número foi o maior da história, superando o recorde anterior que havia sido de 3,4 milhões em 2011.

O recorde se deve à substituição de carros importados por nacionais - dadas as restrições da nova política automotiva -e à recuperação nas exportações, principalmente para a Argentina.

Apesar disso, nem toda a produção está sendo absorvida pelo mercado, o que tem gerado excesso de estoque de veículos na rede, outro motivo pelo qual as montadoras reduziram o ritmo de produção no mês passado.


Expectativas

Em setembro, o setor já havia reduzido suas estimativas para um crescimento de 1% a 2% nos licenciamentos de 2013, depois de anteriormente prever crescimento de até 4,5% nas vendas este ano.

Na época, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, citou fatores como o lento crescimento da economia, redução na oferta de crédito e perspectivas de novos aumentos nos juros para justificar a mudança de cenário.

No ano, as vendas de carros e comerciais leves, apenas, chegaram 3,58 milhões de unidades, queda de 1,5% sobre 2012. Já o segmento de caminhões viu as vendas subirem 11,1% na mesma comparação, a 154,5 mil unidades.

Fonte: www.uol.com.br (Com Reuters)


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercado reduz previsão de crescimento do PIB pela 9ª semana

Os analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo Banco Central (BC) reduziram pela 9ª semana consecutiva a previsão de crescimento da economia brasileira em 2013. 

Notícias Gerais, por Redação

Restituição de IR de férias só pode ser pedida até dezembro

Termina no final deste ano o prazo para que os trabalhadores assalariados que venderam dez dias de férias em 2007 retifiquem as declarações do IR entregues em 2008 para poderem receber a restituição do imposto retido na fonte sobre o valor desse rendimento.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife adota certificado digital

A MetLife lança o programa Certificado Digital, focado em estratégias para melhorar o meio ambiente. O primeiro passo será o processo de digitalização dos certificados dos segurados, deixando de imprimir mais de seis milhões de folhas por ano.

Notícias Gerais, por Redação

IPCA desacelera em março, e aponta taxa de 0,21%, segundo IBGE

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março apresentou variação de 0,21%, abaixo da taxa de 0,45% registrada no mês de fevereiro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Notícias Gerais, por Redação

Técnica menos invasiva garante marcapasso para recém-nascido

Brayan Alves Farias, de sete meses, começou sua vida em sério risco. Enquanto ele ainda estava no útero, um ultrassom revelou que seu coração tinha um bloqueio elétrico, isto é, batia muito mais devagar (60 batimentos por minuto) do que o ideal (cerca de 120 bpm).

Deixe seu Comentário:

=