Publicado por Redação em Previdência Corporate - 19/11/2012 às 09:26:03

Previdência é opção de investimento

Recursos a mais no fim do ano podem ajudar a planejar o futuro e a programar uma aposentadoria segura

Apesar de serem muitas as tentações para se gastar o 13° salário, o ideal é aproveitar parte do dinheiro a mais para investir. Um bom destino é aplicação em planos de previdência privada. Dentre as muitas vantagens, está o recebimento de benefícios fiscais já na declaração de Imposto de Renda (IR) seguinte.

Dentre as vantagens do investimento na previdência privada, está o recebimento de benefícios fiscais já na declaração de IR seguinte

"Quem declara o IR pelo formulário completo pode utilizar as contribuições feitas no PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) para abater até 12% da renda bruta anual já na próxima declaração", explica Leonardo Lourenço, superintendente de Produtos da Mongeral Aegon.

"Quanto mais cedo começar, maior o tempo para acumular recursos e rentabilidade", esclarece o superintendente. Mais importante do que fazer um investimento é escolher um plano que atenda às necessidades pessoais. Por isso, segundo Leonardo, é necessário observar alguns pontos na hora de contratar um plano de previdência privada.

Perfil

É fundamental observar o perfil fiscal antes de escolher o plano. Se o cliente declara o Imposto de Renda pelo formulário completo, poderá utilizar o PGBL para abater até 12% da sua renda bruta anual.

Para quem declara pelo formulário simples, o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) só é tributado sobre os rendimentos, o que configura uma boa opção nessa situação.

Outro ponto importante é levar em consideração a tabela do Imposto de Renda. O cliente pode escolher entre a tabela progressiva (alíquota de 0% a 27,5%, de acordo com o valor recebido) e a regressiva (de 35% a 10%, de acordo com o tempo de permanência do dinheiro no plano). É importante analisar bem qual a melhor escolha, pois uma vez feita, não pode ser mudada. Também é preciso saber quanto e quando o cliente pretende receber a renda complementar. A partir disso, será possível determinar o valor ideal de contribuição mensal para a reserva necessária para cada um.

Caso contrário, a pessoa corre o risco de comprometer seu planejamento para o futuro.

Instrumento

Deve-se ter consciência que um plano de previdência não é a única solução para a aposentadoria. É importante ter em mente que o plano é um instrumento de renda complementar para a aposentadoria. É fundamental fazer um bom planejamento para não arriscar os planos para o futuro (somente 1% dos aposentados é 100% independente financeiramente, segundo o IBGE).

Família

No caso de quem não tem mais tempo para planejar uma previdência privada para si, uma opção é aproveitar o momento e começar um investimento para os filhos. Na previdência complementar, tempo é dinheiro.

Fonte: diariodonordeste.globo.com


 


Seguro Auto

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 4 milhões de segurados do INSS vão receber comprovant​e de rendimento em casa

Os bancos pagadores dos benefícios da Previdência Social estão enviando os comprovantes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), ano base 2012.

Previdência Corporate, por Redação

Saiba como investir adequadamente na previdência privada

Andreia Regina da Silva é uma dona de casa típica. Deixou o mercado de trabalho para cuidar dos filhos e se preocupa com a educação deles, mas esquece da sua própria aposentadoria.

Previdência Corporate, por Redação

Economizando horas para uma velhice tranquila

St. Gallen pode ser a primeira cidade suíça criar um "banco do tempo". Nele o poupador deposita horas trabalhadas ao ajudar idosos ou pessoas necessitadas no seu dia-a-dia. A fortuna virtual pode ser posteriormente descontada para comprar para si próprio ajuda.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada, a conveniência na escolha pode sair caro

O mercado de planos de previdência privada cresce ano após ano. Contudo, um fato que salta aos olhos é a alta concentração das reservas destes planos nas seguradoras ligadas aos grandes bancos se comparadas ao volume de negócios das seguradoras independentes.

Previdência Corporate, por Redação

Plano Brasil Maior não retira recursos da Previdência, diz governo

O Plano Brasil Maior foi instituído pela MP 540 e estabelece a política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior para o período de 2011 a 2014.

Deixe seu Comentário:

=