Publicado por Redação em Previdência Corporate - 19/11/2012 às 09:26:03

Previdência é opção de investimento

Recursos a mais no fim do ano podem ajudar a planejar o futuro e a programar uma aposentadoria segura

Apesar de serem muitas as tentações para se gastar o 13° salário, o ideal é aproveitar parte do dinheiro a mais para investir. Um bom destino é aplicação em planos de previdência privada. Dentre as muitas vantagens, está o recebimento de benefícios fiscais já na declaração de Imposto de Renda (IR) seguinte.

Dentre as vantagens do investimento na previdência privada, está o recebimento de benefícios fiscais já na declaração de IR seguinte

"Quem declara o IR pelo formulário completo pode utilizar as contribuições feitas no PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) para abater até 12% da renda bruta anual já na próxima declaração", explica Leonardo Lourenço, superintendente de Produtos da Mongeral Aegon.

"Quanto mais cedo começar, maior o tempo para acumular recursos e rentabilidade", esclarece o superintendente. Mais importante do que fazer um investimento é escolher um plano que atenda às necessidades pessoais. Por isso, segundo Leonardo, é necessário observar alguns pontos na hora de contratar um plano de previdência privada.

Perfil

É fundamental observar o perfil fiscal antes de escolher o plano. Se o cliente declara o Imposto de Renda pelo formulário completo, poderá utilizar o PGBL para abater até 12% da sua renda bruta anual.

Para quem declara pelo formulário simples, o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) só é tributado sobre os rendimentos, o que configura uma boa opção nessa situação.

Outro ponto importante é levar em consideração a tabela do Imposto de Renda. O cliente pode escolher entre a tabela progressiva (alíquota de 0% a 27,5%, de acordo com o valor recebido) e a regressiva (de 35% a 10%, de acordo com o tempo de permanência do dinheiro no plano). É importante analisar bem qual a melhor escolha, pois uma vez feita, não pode ser mudada. Também é preciso saber quanto e quando o cliente pretende receber a renda complementar. A partir disso, será possível determinar o valor ideal de contribuição mensal para a reserva necessária para cada um.

Caso contrário, a pessoa corre o risco de comprometer seu planejamento para o futuro.

Instrumento

Deve-se ter consciência que um plano de previdência não é a única solução para a aposentadoria. É importante ter em mente que o plano é um instrumento de renda complementar para a aposentadoria. É fundamental fazer um bom planejamento para não arriscar os planos para o futuro (somente 1% dos aposentados é 100% independente financeiramente, segundo o IBGE).

Família

No caso de quem não tem mais tempo para planejar uma previdência privada para si, uma opção é aproveitar o momento e começar um investimento para os filhos. Na previdência complementar, tempo é dinheiro.

Fonte: diariodonordeste.globo.com


 


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Governo publica novas regras para aposentadoria por invalidez dos servidores

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30), a Emenda Constitucional de número 70, que cria novas regras para a aposentadoria por invalidez dos servidores públicos que recebem o benefício desde 1º de janeiro de 2004.

Previdência Corporate, por Redação

IR 2012: você sabe como funciona a prioridade no pagamento de restituição?

Garantido por lei desde 1999, o benefício da prioridade para recebimento da restituição do Imposto de Renda abrange não só os idosos com mais de 60 anos, como também aposentados por doença grave ou mesmo portador de moléstia grave,

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada pode significar menos IR no ano que vem

Estima-se que, para ter uma aposentadoria tranquila, o ideal seria receber, por mês, benefício equivalente a 70% do valor último salário como empregado.

Deixe seu Comentário:

=