Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/03/2015 às 11:34:51

Prévia do PIB aponta queda de 0,11% na economia em janeiro, diz BC

A economia brasileira encolheu 0,11% em janeiro na comparação com dezembro, de acordo com o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, divulgado nesta segunda-feira (16).

Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam alta mensal de 0,01%, de acordo com a mediana das projeções.

Com relação a janeiro de 2014, a queda foi de 1,34%. No acumulado de 12 meses, a economia brasileira medida pelo IBC-BR caiu 0,39%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.

Ele é considerado por analistas como uma "prévia mensal" do resultado oficial do PIB, que é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O último dado oficial do IBGE foi divulgado em novembro, mostrando que o país cresceu 0,1% no 3º trimestre após duas quedas consecutivas e saiu da chamada recessão técnica.


IBC-Br

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual.

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

Fonte: UOL (Com Reuters)


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Investimentos em empresas crescem 26% em 2012 no Brasil

Os fundos de private equity e venture capital (que compram participações em empresas) investiram R$ 14,8 bilhões em empresas no Brasil em 2012, volume 26,5% maior que o investido no ano anterior.

Notícias Gerais, por Redação

Receita com publicidade aumenta 14%

O investimento publicitário cresceu 13,9% no Brasil no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e alcançou R$ 6,5 bilhões. Os números não descontam a inflação.

Notícias Gerais, por Redação

Auditores da Receita querem fim de contribuição de servidor aposentado

Aposentados, auditores da Receita Federal e sindicalistas defenderam nesta quinta-feira, em audiência pública na Câmara, o fim da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que nova ministra atuará segundo diretrizes do governo

Na posse da ministra Eleonora Menicucci (Secretaria de Política para Mulheres), a presidente Dilma Rousseff afirmou que a indicada, favorável à descriminalização do aborto, atuará seguindo a linha do governo.

Notícias Gerais, por Redação

Dinheiro gera briga da Fifa com governo

A Fifa reclamou que terá prejuízos com Lei Geral da Copa

Notícias Gerais, por Redação

Escolha de novo líder desagrada setores da Câmara

A escolha do senador José Pimentel (PT-CE) para a liderança do governo no Congresso desagradou deputados do PMDB.

Deixe seu Comentário:

=