Publicado por Redação em Dental - 12/04/2013 às 09:14:23

Prevenção é o melhor meio de preservar os dentes até a terceira idade

Segundo dados do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, idosos têm quase 26 dentes extraídos em média por pessoa, e três a cada quatro idosos não possuem nenhum dente funcional. Destes, mais de 36% necessitam de pelo menos uma dentadura. “A saúde bucal dos idosos brasileiros é crítica, especialmente se vivem em casas de repouso governamentais ou humildes, onde a informação de prevenção bucal praticamente não existe”, avalia o dentista Fernando Luiz Brunetti Montenegro, consultor científico da ABO. 

O melhor remédio ainda é a prevenção. O cuidado oral desde a infância pode garantir que uma pessoa preserve seus dentes durante toda a vida, inclusive na terceira idade. Ao cuidar da higiene da boca é possível afastar doenças como a cárie – umas das maiores responsáveis pela perda dos dentes. “Os procedimentos preventivos precisam ser bem realizados nessa fase da vida, desde a escovação, uso do fio dental/escova interdental, limpeza correta das próteses e mucosas”, diz Brunetti.
 
Hoje, em casos que não é possível preservar o dente, pode-se recorrer aos implantes osseointegráveis, chamados também de terceira dentição. Além de maior conforto, suprem as necessidades físicas de quem os usa e ajuda na autoestima. 
 
Diminuição da saliva
Com o avanço da idade, passa a ser comum o uso rotineiro de medicamentos. Alguns deles contêm substâncias que podem causar xerostomia – boca seca. A diminuição ou falta de saliva causam vários problemas bucais, como cárie, problemas gengivais, lesões brancas na gengiva. “Com a xerostomia as próteses podem se soltar, provocando mudanças na dieta que podem levar à desnutrição e problemas estomacais nesses indivíduos, porque eles não conseguem mastigar bem os alimentos”, explica o especialista.
 
A saliva contribui para a manutenção da integridade bucal, lubrificando e protegendo a boca contra os micro-organismos prejudiciais à saúde. “A ausência ou a diminuição da saliva associado à má higiene bucal permitirá o aparecimento de cárie, da doença periodontal e de outras infecções.”, diz o consultor da ABO, que também ressalta que o envelhecimento, por si só, não causa redução ou ausência de saliva.
 
Fonte: Terra

Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentes do bebê precisam de cuidados especiais

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde.

Dental, por Redação

Entenda a relação entre higiene bucal e impotência

O verão exige cuidados redobrados para deixar a pele saudável. As férias e os dias de sol levam as pessoas para fora de casa e, muitas vezes o protetor solar é esquecido.

Dental, por Redação

Sorrir faz bem para a saúde

O dicionário define o ato de rir como ter um ar agradável, alegre, sorrir, mostrar afabilidade, achar graça, desfrutar. Tudo de bom, não é? E todos esses aspectos positivos da risada foram identificados em uma pesquisa feita pela antropóloga Mirian Goldenberg.

Dental, por Redação

Gestantes no dentista

É muito importante que toda a gestante faça acompanhamento com o dentista desde o princípio da gestação. Isto porque a alteração hormonal que ocorre neste período pode causar uma predisposição às doenças gengivais.

Dental, por Redação

Mais visitas ao dentista são recomendadas para mulheres idosas

A batalha contra a placa bacteriana, cárie dentária e doença gengival pode ser mais árdua para as mulheres após a menopausa, segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia Case Western Reserve e Clínica Cleveland,

Deixe seu Comentário:

=