Publicado por Redação em Notícias Gerais - 10/01/2014 às 11:40:39

Postos repassaram todo reajuste da gasolina aos consumidores

O reajuste da gasolina nas refinarias da Petrobras foi integralmente repassado para o consumidor. Segundo dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o aumento nos postos foi de 4,04% em dezembro.

A estatal reajustou seus preços no final de novembro: em 4% na gasolina e 8% para o diesel.

Em geral, o aumento nas bombas dos postos sempre é menor, já que não inclui impostos e o álcool, que tem um valor inferior, e é misturado em 25% à gasolina. Mas não foi o que ocorreu desta vez.

Um dos motivos é que o etanol avançou 4,83% em dezembro. Tanto a gasolina como o álcool já haviam registrado alta em novembro ±de 0,63% e 0,94%.


PASSAGEM AÉREA

Outro foco de aumento do grupo transporte na inflação de dezembro veio das passagens aéreas, que subiram 20,13% com alta temporada e as festas de final de ano.

O item, ao lado da gasolina, são os de maior peso no IPCA. O combustível teve um peso de 0,15 ponto percentual e as tarifas aéreas, de 0,12 ponto percentual.

Somados os dois impactos (0,27 ponto), chega-se pouco menos de um terço do índice fechado de dezembro (0,92%).

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Otimismo do brasileiro sobe em junho, aponta Ipea

O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país subiu em junho para 68,5. O valor é superior ao apurado em junho de 2011 (64,1 pontos).

Notícias Gerais, por Redação

Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta sexta-feira

Após iniciar o dia no campo negativo, o Ibovespa inverteu tendência e opera em alta de 1,07% na tarde desta sexta-feira (3). O índice ganhou força após a divulgação do relatório de emprego dos EUA,

Notícias Gerais, por Redação

Gasto do brasileiro com imposto chega a R$ 1,4 tri e bate recorde

O Impostômetro, ferramenta que mensura quanto o brasileiro gasta em impostos por ano, bateu recorde ontem ao atingir R$ 1,4 trilhão,segundo estimativa do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) e da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Deixe seu Comentário:

=