Publicado por Redação em Dental - 09/01/2015 às 10:56:16

Por que o gosto da comida é ruim depois de escovar o dente?

 Com certeza você já comeu alguma coisa logo depois de escovar os dentes e percebeu que o gosto do alimento ficou estranho, não foi? Por isso, o Terra decidiu descobrir por que isso acontece e como é possível evitar essa sensação desagradável depois de higienizar os dentes.
Para começar, já temos o primeiro culpado: oLauril Sulfato de Sódio, (LSS) que está presente em todas as pastas de dente. “Esses detergentessão responsáveis pela limpeza e espuma durante a escovação. Porém, eles também inibem as papilas gustativas temporariamente fazendo com que a gente fique, ao comer algum alimento, com a sensação de sabor incompleto, principalmente quando comemos algo doce”, diz Alexandre Bussab, cirurgião-dentista.

Para entender melhor, é importante saber que quando a gente come alguma coisa, as moléculas desse alimento são divididas entre as papilas gustativas para que cada uma exerça sua função de reconhecer um gosto. A língua possui cerca de 10 mil papilas que têm a capacidade de reconhecer o amargo, o ácido (azedo), o doce, o salgado e o umami (palavra de origem japonesa que significa “delicioso”, ou seja, seria aquele gosto agradável, suave e duradouro que fica na boca).
“Esses detergentes impedem, principalmente, que as substâncias que nos dão a sensação de doce (que contém açúcar) entrem em contato com os receptores de gosto”, diz Alexandre. E para piorar, o LSS costuma acentuar o gosto do amargo. Por isso que tomar um suco de laranja ou comer um quindim logo depois de escovar os dentes pode ser uma péssima ideia.

Além disso, esse detergente também tem o poder de atacar um tipo de gordura presente na membrana celular chamada fosfolipídeos, responsável por levar as sensações de gosto para o cérebro. Por isso essa bagunça toda na hora de identificar o gosto certo de cada coisa.

O que fazer, então?
Simples, controle sua ansiedade por comer (principalmente doces) e espere cerca de 30 minutos depois de escovar os dentes. Além de preservar mais sua escovação, depois desse período você conseguirá sentir novamente o gosto dos alimentos sem nenhum tipo de alteração.

Isso porque os receptores gustativos da língua se renovam o tempo todo, ou seja, depois de um tempo eles não estarão mais “afetados” pelos detergentes das pastas. Além disso, o LSS é encontrado em pequenas quantidades na pasta de dente e o tempo de contato dele com as papilas gustativas é muito curto para causar alterações mais longas.

Pastas com sabores fortes
Porém, não é somente o LSS o responsável pela alteração da percepção de gosto de alguns alimentos; existe um segundo culpado. Cremes dentais de eucalipto ou mentol também podem atordoar nossas sensações. “Por serem aromatizantes com um gosto bem forte, também interferem nas papilas gustativas”, diz Alexandre.

Pastas sem gosto ou com um sabor mais neutro podem ser uma opção para quem quer atrapalhar o menos possível os receptores gustativos. Mas não se esqueçam: as pastas têm o LSS para que a higienização seja feita de forma eficiente, ou seja, o paladar será prejudicado por alguns minutos de qualquer forma”, diz Alexandre. 

Fonte: saude.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Confira 5 dicas práticas para evitar o mau hálito

Quem nunca passou pela situação constrangedora de constatar o mau hálito de uma pessoa no meio de uma conversa? A partir daí acaba a concentração e o jeito é encerrar o assunto,

Dental, por Redação

Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal

A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário "2012 - 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná".

Dental, por Redação

Fique em forma para ter dentes e gengiva saudáveis

A rotina de exercícios pode ajudar mais do que apenas sua cintura.

Dental, por Redação

4ª Conferência Nacional de Ética Odontológica

Entre inclusões, exclusões e modificações de artigos, incisos e parágrafos, no total foram 511 propostas advindas das Pré-Conferências de Ética de Odontologia, realizada pelos Conselhos Regionais de Odontologia pro todo o país.

Dental, por Redação

Diabete e problemas de saúde bucal.

As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e a diabete. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para a diabete.

Dental, por Redação

Paraná: Campanha faz prevenção ao câncer bucal

A Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira, desenvolve campanha de prevenção do câncer bucal com enfoque principalmente na terceira idade.

Deixe seu Comentário:

=