Publicado por Redação em Dental - 29/10/2013 às 15:14:22

Planos odontológicos empregam a maior parte dos dentistas

Um mercado que cresceu quase 525% desde 2001 é também o principal responsável pela ocupação da maioria dos dentistas do país. Com aproximadamente 19 milhões de beneficiários, os planos odontológicos mantém vínculo com nada menos do que 253,5 mil dentistas (65%), de um total de 390 mil profissionais que o país possui atualmente.

Desse montante, 64,7% são cirurgiões dentistas; 24,4% são atendentes de saúde bucal; 5,2% são técnicos em prótese dentária; 4,2% são técnicos em saúde bucal e 1,2% são auxiliares de prótese dentária, segundo estatística do Conselho Federal de Odontologia.Em sua maioria, os planos odontológicos são oferecidos por empresas de odontologia de grupo, cooperativas, medicina de grupo, autogestão, entre outras modalidades. “Contamos hoje com aproximadamente 14 mil cirurgiões dentistas em nossa rede credenciada”, garante Claudio Aboud, diretor de Administração do INPAO Dental, operadora pioneira de assistência odontológica no Brasil. “E com o aumento constante da demanda por esse benefício, principalmente pelas empresas, já planejamos expandir nosso atendimento em outras regiões do país, o que significa a contratação de mais profissionais”, completa.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), que responde por mais de 50% do número de usuários de planos odontológicos no Brasil através de suas associadas, a odontologia já é o segundo benefício mais solicitado pelas empresas. Atualmente, o setor gera mais de 3,5 mil empregos diretos e 78 mil indiretos.

Apesar desse crescimento, a saúde bucal no Brasil ainda é bastante deficitária. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios, promovida pelo IBGE, cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ou seja, 11,7% da população total (190 milhões de pessoas). Além disto, 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses, apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries, 12,8% da população adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes, três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente, 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista e apenas 9,8% têm planos odontológicos.
 

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dispositivo detecta vírus associado à câncer bucal em pacientes com HIV

Uma pesquisa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Dental, por Redação

Previna-se de muitas doenças cuidando da boca

Inúmeras doenças podem ter problemas bucais como justificativa ou, ao menos, associados a elas. E a lista não é pequena - endocardite infecciosa; doenças cardiovasculares; partos prematuros e nascimentos de baixo peso; pneumonias e doenças respiratórias crônicas obstrutivas;

Dental, por Redação

Compreendendo o estresse e seu efeito sobre a saúde bucal

Nestes tempos de dificuldades econômicas, em que a taxa de desemprego está em seu ponto mais crítico desde a Grande Depressão de 1929, muitos americanos estão sob estresse devido à ansiedade e a problemas de ordem financeira.

Dental, por Redação

Estudo demonstra que escovação noturna é a mais importante

Um estudo realizado por pesquisadores do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp revela que a escovação noturna é a mais importante.

Deixe seu Comentário:

=