Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/05/2012 às 16:45:31
Planos de saúde terão que ter índice de reajustes em contratos
A Agência Nacional de Saúde publicou nesta sexta-feira no "Diário Oficial da União" a regulamentação dos critérios de reajuste dos planos de saúde, tornando obrigatório no contrato informações sobre a periodicidade dos ajustes e o índice que será utilizado.
"A forma e a periodicidade do reajuste devem ser expressas no instrumento jurídico de modo claro, objetivo e de fácil compreensão", determina a Instrução Normativa no 49.
As empresas e os usuários poderão escolher a forma do reajuste de preços, mas isso também deverá estar claro no contrato.
As opções de reajuste serão: índice vigente e de conhecimento público; percentual prefixado; variação pecuniária positiva ou criar uma fórmula de cálculo do reajuste.
A ANS estipulou o prazo de 180 dias para que os contratos se adequem às novas regras.
Fonbte: saudeweb
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
Em 1988 o Ministério da Saúde incluiu no calendário brasileiro de saúde a data de 27 de novembro como alerta à população sobre os riscos do câncer tardiamente descoberto, bem como as medidas preventivas que devem ser adotadas por todos.
Saúde Empresarial, por Redação
O Brasil gastou no ano passado R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao cigarro. A constatação é do estudo inédito financiado pela Aliança de Controle do Tabagismo (ACT),
Saúde Empresarial, por Redação
O exercício físico pode ajudar a diminuir o risco de hipertensão em pessoas que têm um histórico familiar de incidência desta doença, publicou nesta segunda-feira a revista Hypertension, publicação da Associação Cardíaca dos Estados Unidos.
Saúde Empresarial, por Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e o comércio do lote B6038 do medicamento Mabthera 500 mg/50ml (Rituximabe), em todo o país, por se tratar de falsificação.
Saúde Empresarial, por Redação
Levar mais transparência aos repasses financeiros realizados pela União aos estados e municípios de todo o País. Esta é uma das propostas do serviço disponibilizado desde novembro de 2011 pelo Ministério da Saúde em sua página na internet.
Deixe seu Comentário: