Publicado por Redação em Dental - 10/04/2014 às 11:25:51

Planejamento digital é arma em prol do sorriso perfeito

Já é possível ter uma prévia de como ficará o sorriso depois de um tratamento de reabilitação oral. O planejamento digital é um recurso que ajuda o dentista a projetar como ficarão os dentes de um paciente.

Para isso, o profissional usa fotografias do rosto e do sorriso, que, em seguida, passam por softwares que detectam proporções e medidas do rosto. Esse recurso prevê, ainda, imperfeições, problemas gengivais e limitações de cada caso.

Após esta análise, são feitos dentes de cera, que são colocados no molde que o dentista fez junto com o paciente e dá uma prévia, em proporção real, de como ficará o sorriso. “O planejamento digital pode ser usado em diversos tratamentos estéticos, como facetas, coroas, próteses sobre dentes e implantes”, diz o cirurgião-dentista, Cristian Dunker, que trabalha com a técnica há dois anos.

Segundo o profissional, o que o paciente visualiza no computador é uma estimativa aproximada do resultado. “A análise digital ajuda no diagnóstico do caso, mas a cor, formato do dente, delineamento gengival somente são estabelecidos após o trabalho realizado”, afirma Dunker.

Mais do que uma forma de prever o sorriso, a análise digital deve ser vista como um passo do diagnóstico para reabilitações de casos complexos. “Normalmente, há mais de uma alternativa de tratamento e o paciente deve conhecê-las e optar, juntamente com o profissional, pela opção que mais lhe agrada”.

Caso
O dentista Cristian Dunker usou a técnica para tratar um paciente que não possuía os dentes incisivos laterais e não queria passar por um tratamento com aparelhos ortodônticos ou implantes. “O resultado foi alcançando após um clareamento dental e a confecção de seis facetas em resina, que mudaram a anatomia do sorriso do paciente e fecharam os diastemas (espaços entre os dentes)”.

Neste caso, foi preciso uma sessão de quatro horas para colocar as facetas e duas semanas para o planejamento. “Vale ressaltar que o tempo varia de acordo com o tratamento escolhido”, afirma Dunker.

Inspiração
É possível levar um sorriso de um famoso, como referência, para o profissional entender qual a expectativa do paciente, mas nem sempre é o melhor caminho. “Alguns pacientes possuem expectativas irreais. É comum restabelecer a estética conforme fotos antigas do próprio paciente. Isto é o que eu tenho prazer em fazer, desenvolver a identidade do sorriso da própria pessoa”, diz.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Alveolite pode ser causada por extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Aprenda 10 passos para higiene bucal perfeita

É difícil saber qual é a melhor forma de fazer a higiene bucal. Muitos mitos ainda são divulgados, conselhos da vovó que não se aplicam mais e falta de tempo para marcar horário no dentista.

Dental, por Redação

Campanha em Araraquara, SP, alerta sobre prevenção do câncer bucal

Começa neste sábado (5) em Araraquara (SP) a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Até o dia 25 de maio, moradores de todas as idades poderão fazer exames preventivos gratuitos em todas as unidades de saúde da cidade.

Dental, por Redação

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso evitam infecções

O que são os dentes do siso? Dentes do siso, dentes do juízo ou terceiros molares são os últimos dentes que se acomodam na arcada dentária. Isso normalmente ocorre entre os 17 e 20 anos de idade. Estão em número de dois na arcada superior (maxila) e dois na arcada inferior (mandíbula), dispostos um de cada lado (direito e esquerdo).

Dental, por Redação

Estudo afirma que açaí pode ter uso odontológico

Uma pesquisadora paraense descobriu que o açaí é um potente corante natural para os dentes. Através de um estudo feito depois de observar que o fruto deixava o esmalte dos dentes coloridos, a dentista Danielle Emmi concluiu que o açaí é "um eficaz evidenciador de placas dentais".

Deixe seu Comentário:

=